Orientando foi criado por causa da falta de recursos sobre identidades e da hegemonia implícita na maioria das comunidades “LGBT”.
Aqui, não tratamos de identidades incomuns como “controversas” ou como “complexas demais para serem divulgadas” apenas por não serem conhecidas. Não tratamos identidades como inválidas apenas porque a pessoa poderia ignorar ou utilizar outro rótulo; há a possibilidade de cada pessoa escolher entre rótulos mais gerais ou específicos.
Ao oferecer listas de identidades e formas de alcançar outras pessoas da comunidade LGBTQIAPN+, podemos ajudar pessoas questionando as próprias identidades, assim como ajudar quem quer saber mais sobre alguma identidade LGBTQIAPN+ que encontrou em algum lugar.
Identidades que fogem do padrão perissexo, cisgênero e hétero são consideradas válidas aqui, mesmo que elas não fujam tanto deste padrão. Ume demimulher designade como mulher ao nascimento ainda é uma pessoa não-binária que pode se identificar como trans, se quiser. Um homem cis, demissexual e heterorromântico não deve ser obrigado a se identificar como hétero apenas. Uma pessoa intersexo pode se identificar assim mesmo que sua intersexualidade não seja visível.
Obviamente, existem discriminações que não afetam toda a comunidade. Um homem trans que é hétero e perissexo é bem-vindo em nossa comunidade, mas ainda pode perpetuar misoginia, heterossexismo, diadismo e outros preconceitos de forma séria, e pode ter sua atenção chamada para isso.
O que mais importa aqui é aceitar as mais diversas identidades e tentar ao máximo não perpetuar preconceitos de qualquer tipo, e não um medidor do quão queer cada pessoa é.
Para aprender mais sobre comunidades que usam termos considerados incomuns na comunidade e suas questões, recomendo dar uma olhada na tag identidades incomuns do blog. Mas se você só quiser ver definições e histórico de diversas identidades da comunidade, confira as listas do site.