Um espaço de aprendizagem

Xum

Bandeira xum

Pessoas xum não conseguem definir sua orientação. Tentam achar termos para ela, mas nenhum parece correto, devido a problemas de identidade ou de autoconfiança. A pessoa pode nunca conseguir achar um termo que a contemple, por palavras não serem suficientes, ou por conta de alguma neurodivergência.

Embora esta descrição não explique de forma explícita se uma pessoa neurotípica (isto é, alguém que não pode se dizer neurodivergente) pode utilizar este termo ou não, algumas palavras-chave citadas para o termo xungênero são ansiedade e TOC (neurodivergências), e existe um termo específico para quem sente o mesmo mas que não sente que sua orientação não é afetada por neurodivergência (impla, ou inex).

Bandeira xunsexual

Outras palavras mais abrangentes que podem ser utilizadas quando você sente que sua orientação é complicada e difícil de “resolver” ou de explicar são novi e sans, além de pomo.

Não sabemos quem foi a primeira pessoa a utilizar xum como uma orientação, até porque foram pessoas anônimas que perguntaram para Ade, que cunhou xungênero, se existia um conceito similar, só que para orientação. Ade encorajou a utilizar o prefixo xum para orientação também. Isso aconteceu em 2015.

As bandeiras xum foram baseadas na bandeira xungênero. A bandeira para qualquer orientação xum possui exatamente as cores opostas da bandeira xungênero, com a exceção da borda, que só existe nas bandeiras de orientação.

Bandeira xumplatônica

As bandeiras para orientações específicas, como romântica e platônica, possuem as cores relacionadas a estas orientações: roxa para sexual, amarela para platônica, verde para romântica, laranja para sensual, azul para alternativa, rosa e amarela para queerplatônica. O design em geral é o mesmo, porém; mudanças na saturação são realizadas para que as cores ainda tenham as mesmas nuances dos tons de cinza encontrados na bandeira para todas as orientações xum.

Xum é o mesmo prefixo em inglês (xumsexual, xumromantic, xumalterous, etc). Em português, temos uma regra gramatical que diz que m só pode ser seguido de consoante caso tal consoante seja p ou b, o que faz com que xum se torne xun em palavras como xunsensual e xunsexual, mas esta regra não existe na língua inglesa.


Links adicionais:

Pular para a barra de ferramentas