Um espaço de aprendizagem

Gênero-nulo

Bandeira gênero-nulo

Gênero-nulo é uma identidade que pode ser caracterizada por dar tangibilidade à intangibilidade de sua identidade de gênero. É uma identidade que pode ser caracterizada como mais complexa do que agênero ou neutrois, como uma identidade apenas para quem não consegue rotular seu gênero de outro modo.

Alternativamente, o rótulo gênero-nulo pode ser utilizado por alguém sem gênero que não sente que seu gênero esteja realmente faltando, alguém que não sente que possui vácuo no lugar do gênero ou situação parecida.

Também é possível ver pessoas utilizando o termo gênero-nulo (ou gênero nulo) no lugar de sem gênero ou de gênero neutro, geralmente quando não conhecem termos alternativos ou mesmo os significados alternativos de gênero-nulo.

Usuárie do Tumblr dieselwolfe (conta atualmente desativada), que fez uma das definições de gênero-nulo, descreveu tal gênero da seguinte forma:

Indefinível, intangível, a descriação do gênero. É tomar tudo que todes jogam em você, dizendo masculino, feminino, escolha um, escolha esse, escolha aquele, e tomar para si, apenas para o expelir, [como] cristais envenenados irrompendo de sua pele, armadilha contra aquêlus que não ouvem.

Um rótulo de gênero [para] “não quero um rótulo porque rótulos não encaixam mas ajudam a calar as bocas das pessoas às vezes, então aqui, tome um rótulo”. Um plano para quando for preciso, uma pista falsa para dar para as pessoas que não conseguem conceituar a ausência, vácuo, nulificação do gênero. É, e não é. Tudo e nada. Não existente mas presente.

A identidade gênero-nulo existe pelo menos desde 2014. Em inglês, nullgender ou null gender (a definição de dieselwolfe) e gendernull (a segunda descrição oferecida nesta página) foram palavras cunhadas separadamente, mas que atualmente geralmente são combinadas em uma identidade só com dois nomes.

Caso haja necessidade futura de separar esta página em duas, faremos isso. Porém, não vemos necessidade disso no momento.

A bandeira gênero-nulo foi criada por dieselwolfe também. É uma bandeira com fundo preto, acompanhada de um diamante branco no canto superior esquerdo e de um conjunto de faixas diagonais que preenchem seu canto inferior direito. Tais faixas são das cores cinza clara, cinza, vermelha escura e marrom avermelhada.


Links adicionais: