Um espaço de aprendizagem

Agênero

Bandeira agênero

Bandeira agênero

Agênero é uma identidade que pode denotar ausência de gênero, gênero neutro, ou ausência de identidade de gênero. Algumas pessoas também se identificam como agênero por não entenderem bem seu gênero, ou simplesmente por não ligarem para gênero.

A primeira definição é mais comum, a segunda está presente em algumas definições (mas pessoas que se encaixam nesta podem preferir se identificar como neutrois ou como gênero neutro), e a terceira é raramente mencionada. O termo espectro agênero pode cobrir todas estas possibilidades, e mais outras de gêneros fracos ou pouco presentes, como gênero-cinza.

É importante não confundir agênero (agender) com “sem-gênero” (non-gendered), que é um termo antigo referente a pessoas não-binárias, independentemente se a identidade de gênero delas envolve a ausência de gênero de alguma forma ou não.

Algumas pessoas dizem que já viram o termo agênero ser utilizado nos anos 90, mas artigos e postagens mencionando a palavra em contextos que se referem a esta identidade de forma explícita não datam de tanto tempo. Nat, uma pessoa genderqueer envolvida na comunidade assexual desde os anos 90, diz em uma postagem que tem quase certeza que o termo agênero veio dos fóruns da AVEN, bastante populares entre pessoas assexuais nos anos 2000, por parecer mais inspirado em termos como assexual e arromântique do que em termos como neuter ou sem gênero, usados em comunidades genderqueer quando pessoas queriam dizer que não tinham gênero.

A bandeira agênero mais conhecida é formada por 7 listras horizontais de mesma altura, as quais são:

  • Pretas: simbolizando a completa ausência de gênero;
  • Cinzas: simbolizando a ausência parcial de gênero;
  • Brancas: simbolizando também a completa ausência de gênero;
  • Verde: simbolizando identidade não-binária.

Esta bandeira foi criada por Salem (usuárie transrants no Tumblr). Em uma entrevista, Salem disse que o esquema de cores da bandeira também representa um espectro de identidades internas, de pessoas que sentem um sentimento forte de gênero até pessoas que não experienciam gênero algum, e que a cor verde foi escolhida por estar completamente fora do espectro de cores entre rosa e azul, cores associadas com gêneros binários.

Existem diversas outras bandeiras agênero, mas elas são menos populares.

Agênero em inglês é agender.


Links adicionais: