Uma pessoa procul sente atração somente por pessoas que ela está ciente de que jamais poderão ter um relacionamento, como personagens fictícies, celebridades, etc. Está dentro do guarda-chuva a-espectral.
É possível não sentir atração alguma e ainda assim fantasiar sobre relacionamentos com personagens fictícies, celebridades, etc. Porém, o termo procul se refere a pessoas que sentem atração forte e profunda por longos períodos de tempo, indo além de simples fantasias.
Não se sabe quem cunhou essa orientação. Ela é creditada a alguém anônime no Tumblr MOGAI Archive, e definida ali como “só sentir atração por pessoas que moram longe de você“. No Tumblr Beyond MOGAI Pride Flags, em novembro de 2016, a postagem que cita tal orientação dá a impressão de que ela foi redefinida em outro lugar. Aparentemente, alguém mandou uma pergunta para o blog (que não foi publicada) sobre alguma bandeira para uma orientação do tipo, e Fy, que administra o blog, conseguiu achar a definição mais abrangente de procul, e consequentemente fez bandeiras para ela em dezembro de 2016.
O prefixo “procul” vem do latim e significa “distante”. O mesmo prefixo é utilizado na língua inglesa.
Uma edição nesta página foi feita por conta de uma informação externa sobre a orientação procul pelo meio de um reblog de MOGAI Archive, mostrando assim que o termo foi certamente cunhado antes de 2016. Obrigade!
Links adicionais:
- proculromântique / proculsexual – MOGAI Archive (reblog)
- Para a pessoa que me pediu para fazer uma bandeira – Beyond MOGAI Pride Flags
- Bandeira de orgulho proculsexual – Beyond MOGAI Pride Flags
- Bandeiras de orgulho procul- – Beyond MOGAI Pride Flags
- Bandeiras em alta resolução (Pride-Flags): procul(sexual), proculsexual, proculromântica, proculalternativa, proculplatônica, proculqueerplatônica, proculsensual