Um espaço de aprendizagem

Poligênero

Bandeira poligênero

Bandeira poligênero

Uma pessoa poligênero pode ser definida resumidamente como alguém que possui vários gêneros.

Algumas pessoas utilizam poligênero como um termo geral para qualquer pessoa que tenha mais de um gênero. Outras utilizam poligênero apenas para significar alguém com 4 gêneros ou mais, afinal, já existem as palavras bigênero e trigênero.

Uma pessoa poligênero pode ter vários gêneros de uma vez só, um gênero de cada vez, ou alguns gêneros de cada vez. Tais gêneros podem também mudar de intensidade de tempos em tempos (identidade também descrita como poligênero-fluxo).

A palavra poligênero é mencionada entre identidades não-binárias desde a década de 2000, mas não há certeza de que a definição da palavra utilizada nestas menções é a mesma da atual. A definição utilizada no Wikicionário define poligênero como uma identidade que é “uma mistura de gêneros; nem puramente homem e nem puramente mulher”.

Não sabemos quando qualquer definição de poligênero surgiu. Porém, sabemos que a bandeira poligênero foi enviada em 7 de abril de 2014 para o blog Pride Flags For Us, como uma bandeira de orgulho para qualquer pessoa com mais de um gênero. As cores da bandeira possuem os seguintes significados:

  • Preta: representa aquêlus que são parcialmente agênero;
  • Cinza: representa aquêlus cujos gêneros são fluidos ou mudam de intensidade;
  • Rosa: representa aquêlus cujos gêneros remetem à feminilidade;
  • Amarela: representa aquêlus cujos gêneros não são relacionados a gêneros binários;
  • Azul: representa aquêlus cujos gêneros remetem à masculinidade.

Poligênero em inglês é polygender. O prefixo poly ou poli significa vários.


Links adicionais: