Alguém dubgênero não confia que exista algum rótulo completamente certo para sua identidade de gênero.
O termo pode ser usado junto a algum outro (como em dubnímise ou dubambonec) caso a pessoa pense que ela seja uma identidade próxima para si, ainda que não confie que vá ser algo que a descreva completamente.
Dubgênero difere de paragênero ou de outros termos que denotam alguma identidade parecida que não seja igual pela questão da dúvida ou da falta de confiança. Também é diferente de rótulos como gênero-vago ou gênero-neblina por não ser exclusivo de pessoas neurodivergentes. E não é a mesma coisa que xungênero ou outras identidades que denotam uma busca pela identidade ideal porque pessoas dubgênero não estão necessariamente procurando por algo que as contemple totalmente.
O termo dubgênero deve ter sido cunhado julho de 2014, com base em reblogs do Tumblr feitos no dia 13 daquele mês. O Tumblr creditado com a cunhagem é allismshutsup, mas é provável que o blog tenha mudado de nome ou sido deletado.
A bandeira dubgênero foi feita por mvarcheypsruu em Colorid.es e postada em 26 de junho de 2020, e suas cores significam o seguinte:
- Amarela: Pessoas xenogênero, aporagênero e de identidades relacionadas;
- Branca: Pessoas sem gênero, pessoas que não compreendem gênero, etc.;
- Verde: Todas as identidades de gênero;
- Roxa: Gêneros binários;
- Cinza: Incerteza de gênero.
Aster, em colorid.es, fez uma proposta de bandeira dubgênero alternativa baseada na de mvarcheypsruu, e suas cores possuem os mesmos significados. Seu objetivo era apenas fazer uma bandeira melhor para pessoas com visão sensível.
Dubgênero possui o mesmo prefixo na língua inglesa (dubgender).
Links adicionais:
- Dubgênero – allismshutup (reblog)
- Vários termos de gênero sem bandeiras conhecidas (parte 9) – Ask Pride Color Schemes
- Nova bandeira – mvarcheypsruu
- Significados da bandeira – mvarcheypsruu
- Proposta de bandeira – Aster