Pessoas acor são pessoas que sentem atração, mas que possuem forte aversão a atuar em relação a suas atrações, por causa de experiências ruins no passado, apreensão, ou outras preocupações.
Assim como qualquer outra identidade, não há a necessidade de se identificar como acor publicamente, caso isso pareça uma informação pessoal demais. Termos como acor não possuem o objetivo de romantizar trauma, receios ou lados negativos de neurodivergências, mas sim de oferecer palavras para que pessoas cujas experiências acerca de atração são incomuns possam descrever seus estados atuais.
Como várias outras orientações, o rótulo acor pode ser combinado com outros, como em acorpanalternative, acorbissexual, acogay, e aco-heterossensual.
Os termos acorsexual e acoromantic – palavras originais para acorsexual e acorromântique – existem desde dezembro de 2014, pelo menos. MOGAI Archive cita quem cunhou como anônime.
A bandeira acor que provavelmente é a mais antiga foi enviada ao blog Pride Flags For Us por rythian-exe no Tumblr como uma bandeira acorsexual. Ela foi postada 29 de agosto de 2015. A cor vermelha representa a sexualidade; a cor preta representa a impossibilidade de fazer coisas sexuais; a cor rosa mostra a possibilidade de menos atração, e a borda vermelha mostra a possibilidade de sentir atração completamente.
Uma outra bandeira acor foi postada no deviantArt Pride-Flags em 9 de setembro de 2015. Em sua descrição, aponta-se que quem arquivou a bandeira não se lembra de quem fez tal bandeira, além da questão de ter sido feita por alguém no deviantArt.
Acor vem de a (ausência) e de cor (juntes).
Links adicionais:
- Acorromântique/acorsexual – MOGAI Archive (reblog)
- Aco- – Pride Color Schemes
Esta é uma bandeira que fiz para acorsexual. – Pride Flags For Us(link quebrado, entre em contato se souber de uma reposição adequada)- Bandeiras acor (Pride-Flags): [1] [2]