Um espaço de aprendizagem

Mir

Bandeira mirromântica

Bandeira mirromântica

Pessoas mir ou myr experienciam atração que pode ser descrita com mais de uma orientação do espectro assexual/arromântico/aplatônico/etc.

Por exemplo, uma pessoa cupiograyarofluxo – isto é, uma pessoa que normalmente não sente atração romântica, mas que deseja ter um relacionamento romântico, e que em certos períodos de tempo sente atração romântica por alguma(s) pessoa(s) – pode se dizer mirromântica.

Assim como uma pessoa akoidemissexual – uma pessoa que só sente atração por pessoas com quem possui uma conexão especial, mas que perde a atração caso ela seja recíproca – pode se chamar de mirsexual.

São poucas as menções a esta identidade, mas ainda assim não temos certeza de quem criou o termo, ou quando. Porém, as primeiras menções de myrsexual, myromantic e myrromantic – termos originais em inglês – datam do segundo semestre de 2015.

Bandeira mirsexual

Bandeira mirsexual

É possível que o prefixo myr venha de myriad – uma palavra em inglês que se refere a um grande número de algo – já que a orientação mir se refere a uma grande quantidade de palavras necessárias para descrever precisamente como a atração de alguém funciona.

As bandeiras mir foram postadas no blog Pride Flags For Us em 9 de setembro de 2015, por Sto. Já que existe uma tag explicando que este é um novo termo, é possível que esta seja também a origem do termo mir.

Não existe uma bandeira mir unificada; o que existem são bandeiras separadas para mirsexual, mirromântique, mirsensual, mirplatônique, etc.

As primeiras quatro faixas, que mudam de cor dependendo do tipo de orientação, simbolizam os tipos de orientações do espectro assexual/arromântico/etc.

A faixa branca simboliza pessoas que só são capazes de sentir atração em certos períodos de tempo ou em certas circunstâncias.

A faixa cinza simboliza pessoas gray, ou para pessoas com identidades similares.

A faixa preta simboliza a falta de atração.


Links adicionais: