Um espaço de aprendizagem

Transmasculine

Cinco faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores azul, azul escura, azul clara, azul escura e azul.

Bandeira transmasculina

Pessoas transmasculinas geralmente são pessoas que foram designadas como mulheres ao nascimento, mas cujas identidades possuem alguma relação com ser homem e/ou com masculinidade. Pessoas transmasculinas podem:

  • Ser homens binários (embora homens trans binários provavelmente se identificarão como homens, e não como pessoas transmasculinas, em relação à sua identidade individual);
  • Ser de alguma identidade não-binária qualquer, mas fazer transição para ter um corpo considerado mais masculino pela sociedade (tomar testosterona, fazer cirurgia para remoção de seios, fazer faloplastia, etc.);
  • Ser de alguma identidade não-binária qualquer, mas adotar linguagem (artigo/pronome/etc.), gestos, tonalidade vocal, roupas, e/ou enfeites associades a ser homem;
  • Ser de alguma identidade não-binária relacionada a ser homem ou à masculinidade (proxvir, nonpuer, demi-homem, homem agênero, dura-homem, homem-vague, etc).

Assim como homem não-binárie, a identidade transmasculina pode ser utilizada tanto por pessoas que se identificam mais especificamente como outros gêneros, quanto por pessoas que não sabem/querem descrever suas identidades com outras palavras.

Cinco faixas horizontais mais ou menos do mesmo tamanho, nas cores índigo, azul, azul clara, azul e índigo.

Bandeira homem trans

É também importante destacar que nem todas as pessoas que preenchem um ou mais dos quesitos listados podem querer se identificar como transmasculinas.

Menções a transmasculine (termo original, em inglês) começam a aparecer em 2011 no Tumblr. É provável que o termo tenha sido cunhado no fórum TransYada.

A primeira bandeira transmasculina mostrada nesta página data de 2 de junho de 2016, e foi feita por Jane no blog Pride Flags For Us. Jane não postou significados para o simbolismo da bandeira, mas seu objetivo era fazer uma bandeira transmasculina sem faixas rosa, ao contrário das anteriores.

Outra opção de bandeira que não usa a cor rosa foi feita por EPortato no Twitter, em 2020 ou antes. Ela é focada em homens trans. Aqui está um parágrafo traduzido sobre ela:

Experimentei fazer uma bandeira de orgulho para homens trans que ficam desconfortáveis com a bandeira trans tradicional. Índigo representa força, meio-tom de azul representa masculinidade e azul bebê é tanto a cor tradicional para meninos bebês, representando o “renascimento” que a transição pode ser, como também representa aqueles ainda transicionando. Além disso, o posicionamento das cores índigo e azul mais escura representam como, não importa o quão andrógine ou feminine é um homem trans, ele ainda é um homem em seu coração.

Links adicionais: