Um espaço de aprendizagem

Transmasculine

Bandeira transmasculina

Bandeira transmasculina

Pessoas transmasculinas são pessoas que foram designadas como mulheres ao nascimento, mas cujas identidades possuem alguma relação com o gênero masculino, ou com masculinidade. Pessoas transmasculinas podem:

  • Ser homens binários (embora homens trans binários provavelmente se identificarão como homens, e não como pessoas transmasculinas, em relação à sua identidade individual);
  • Ser de algum gênero não-binário qualquer, mas fazer transição para ter um corpo considerado mais masculino pela sociedade (tomar testosterona, fazer cirurgia para remoção de seios, fazer faloplastia, etc.);
  • Ser de algum gênero não-binário qualquer, mas adotar linguagem (artigo/pronome), gestos, tonalidade vocal, roupas, e/ou enfeites associados ao gênero masculino;
  • Ser de alguma identidade não-binária relacionada ao gênero masculino ou à masculinidade (proxvir, nonpuer, demimenino, homem agênero, duramenino, homem-vago, etc).

Assim como homem não-binário, a identidade transmasculina pode ser utilizada tanto por pessoas que se identificam mais especificamente como outros gêneros, quanto por pessoas que não sabem/querem descrever suas identidades com outras palavras.

É também importante destacar que nem todas as pessoas que preenchem um ou mais dos quesitos listados podem querer se identificar como transmasculinas.

Menções a transmasculine (termo original, em inglês) começam a aparecer em 2011 no Tumblr. Porém, não sabemos da origem do termo, ou de quando exatamente este foi feito.

A bandeira transmasculina mostrada nesta página data de 2 de junho de 2016, e foi feita por Jane no blog Pride Flags For Us. Jane não postou significados para o simbolismo da bandeira.


Links adicionais:

Pular para a barra de ferramentas