Um espaço de aprendizagem

Pomogênero

Uma bandeira composta de 9 faixas verticais de mesmo tamanho, sendo que todas elas são tons de rosa.

Bandeira pomogênero

Similar à orientação pomo, uma pessoa pomogênero não quer ou não consegue descrever seu gênero.

Embora seja possível dizer que uma pessoa seja apática em relação a gênero, ou que uma pessoa não usa rótulos para gênero, pomogênero é um rótulo que pode parecer mais concreto e/ou atrativo para certas pessoas. Até porque é um rótulo que diz explicitamente que a pessoa não está somente procurando por um rótulo.

Uma pessoa pomogênero pode até mesmo saber descrever seu gênero com mais detalhes, mas se recusar a fazer isso por não querer ter seu gênero classificado, por motivos além de trollagem cissexista ou apatia em relação a gênero. Para muitas pessoas, é uma rejeição radical e consciente de classificar a própria identidade de gênero além de “não sou cis”.

Pomogênero vem do prefixo pomo utilizado em orientações como pomossexual; leia a página da orientação pomo para saber mais. Porém, é difícil saber quando começaram a utilizar o conceito de pomogênero especificamente; embora hajam instâncias do uso de pomogender desde 2013, pelo menos.

Em relação às bandeiras, ambas têm origens incertas, ainda que sejam recentes. A que pode ser mais encontrada por aí é uma bandeira composta por 9 faixas verticais do mesmo tamanho, sendo que a primeira faixa é um tom de rosa quase escuro e as faixas vão ficando mais claras até a quarta faixa, que é seguida por uma faixa rosa avermelhada e depois por faixas iguais às quatro primeiras, mas na ordem contrária.

Ela é creditada ao Tumblr pomosexualpride, que está atualmente desativado, e a instância mais antiga dela que ainda está no ar parece ser de 2017.

Uma bandeira composta por 5 faixas horizontais: verde clara, amarela, cinza, amarela e verde clara. As faixas verdes e amarelas são bem estreitas, enquanto a faixa central cinza ocupa a maior parte da bandeira.

Bandeira pomogênero

A outra bandeira é composta por cinco faixas horizontais, nas cores verde clara, amarela, cinza, amarela e verde clara. Sua proporção é mais ou menos 1:1:6:1:1, ou seja, a faixa central é aproximadamente seis vezes maior do que as outras, que são aproximadamente do mesmo tamanho.

Ela deve ter sido postada pelo deviantArt pomosexuall, hoje em dia desativado, talvez no ano de 2017, ou pelo menos por volta deste. É possível que tenha sido feita pela mesma pessoa que fez a outra bandeira, já que a mesma pessoa cuidava do Tumblr pomosexualpride.


Links adicionais: