Um espaço de aprendizagem

Inavire

Retângulo composto por uma borda roxa, um fundo verde azulado e uma estrela de quatro pontas azul escura no centro da bandeira.

Bandeira inavire por Aster

Nonpuerella, nonvirmina, ou inavire é um gênero que possui qualidades femininas (no sentido de feminilidade) e masculinas (no sentido de masculinidade), mas que é separado dos gêneros mulher e homem.

Embora identidades como andrógine e bigênero (femigênero/mascugênero, ceterofeminine/ceteromasculine ou afins) possam cumprir estes requerimentos, inavires podem ter escolhido este rótulo porque estas identidades ou requerem a existência de dois gêneros separados (no caso de bigênero) ou deixam implícito que a identidade é relacionada aos gêneros binários por ser uma mistura deles, ao invés de algo completamente separado.

É também possível usar inavire como uma característica de outro gênero. Por exemplo, ume neutrois cujo gênero não tem nada a ver com mulher ou homem, mas que tem muito a ver com feminilidade e masculinidade, pode se dizer inavire neutrois.

Bandeira nonpuerella

Bandeira inavire por Roswell

O nome desta identidade deriva de non (não)/i(n) (contrário/não), puer (menino)/vir (homem), e puella (menina)/femina (mulher). A palavra foi cunhada antes de 2016, embora não existam registros da data exata. Os blogs creditados com a cunhagem do termo são we-aint-borntypical e stellette no Tumblr. A tradução inavire é de Aster, nbandproud no Tumblr, e foi postada pela primeira vez em 21 de setembro de 2016.

A bandeira original foi enviada pelo deviantArt Pride-Flags em 10 de setembro de 2016, e é creditada a Roswell, Pastelmemer no mesmo site. É uma combinação das bandeiras nonpuella/nonera na metade de cima e nonpuer/nonvir na outra metade.

A outra bandeira foi postada em 28 de setembro de 2016 por Aster. Seus elementos possuem os seguintes significados:

  • A borda roxa simboliza a presença de masculinidade e feminilidade envolvendo a identidade;
  • O fundo verde simboliza a separação de inavires do binário de gênero;
  • A estrela azul escura simboliza a relação obrigatória entre o gênero inavire e as características do binário de gênero pelas quais a identidade é caracterizada, mas também a individualidade causada pela separação entre os conceitos de feminilidade e de masculinidade dos conceitos de mulher e de homem.

Nonpuerella e nonvirmina são os nomes originais da identidade. A ideia é que nonpuerella seja um nome para quem é criança/jovem (como menina/menino), enquanto nonvirmina seja um nome para quem é adulte (como mulher/homem). A tradução inavire foi feita a partir de elementos de nonvirmina, mas não há equivalente para crianças/jovens, então o termo pode ser usado para todas as idades.


Links adicionais: