Um espaço de aprendizagem

Hemigênero

Bandeira hemimenine: primeiro design

Hemigênero é uma identidade que denota parcialidade de gênero. Um hemigênero é metade de um gênero, ou aproximadamente a metade de um gênero.

Essa metade pode ser em relação à existência prática do gênero: por exemplo, alguém ciclogênero que é neutrois por duas semanas e femigênero nas duas semanas seguintes pode se dizer hemineutrois ou hemifemigênero;

Também pode ser em relação a um gênero constante: por exemplo, uma pessoa trigênero pode deduzir que seu gênero é constantemente por volta de 50% andrógine, 25% nonpuer e 25% gênero-fofo, e decidir se chamar de hemiandrógine;

Ou, a pessoa pode ter conexão com certo gênero que sente ser por volta da metade de tal gênero, como se fosse um gênero mais fraco. Por exemplo, uma pessoa pode sentir que está em algum ponto na metade da “linha” entre não ter gênero e ser uma menina, e assim se chamar de hemimenina.

Bandeira hemimenina: primeiro design

Hemigênero é um dos gêneros cunhados por queerspike no Tumblr (conta atualmente desativada) por volta de 2014. O prefixo hemi significa metade, assim como demi, só que demigênero já é uma identidade associada a ser uma parte de um gênero, independentemente de ser uma parte pequena ou grande. Hemigênero possui um uso mais específico.

Entre as bandeiras hemigênero, existem dois designs. O primeiro remete a um H, sendo que sua parte de cima é colorida de acordo com o hemigênero em questão (azul para hemimeninos, por exemplo), enquanto sua parte de baixo é composta por tons de cinza, o que remete a outras bandeiras de gêneros parciais, como magigênero e horogênero.

Este design foi feito por Lyric, moderadore do blog Pride Archive. Segundo elx, a cor cinza representa a parcialidade de gênero, enquanto a cor branca representa a ausência de gênero e a divisão entre a metade de cima e a de baixo da bandeira é para evidenciar que a identidade é metade de um gênero.

Bandeira hemimenino: segundo design

O segundo design não foi explicado por sue criadore, e moderadore do deviantArt Pride-Flags e do blog Pride Color Schemes. Porém, é possível deduzir que tenha sido feito numa tentativa de simplificar o design.

As bandeiras hemigênero feitas por Pride-Flags são compostas por seis faixas horizontais, sendo que as quatro faixas do meio são do mesmo tamanho, e a primeira e a última faixa possuem a metade do tamanho das outras faixas.

A primeira faixa é de uma cor média escura que representa o gênero, a segunda faixa é de uma cor de tom médio claro que representa o gênero, a terceira faixa é de uma cor bem clara que representa o gênero, a quarta faixa é branca, a quinta faixa é cinza de tom médio claro, e a última faixa é cinza de tom médio escuro.

Hemigênero em inglês é hemigender.


Links adicionais: