Um espaço de aprendizagem

Gênero-vago

Bandeira gênero-vago

Bandeira gênero-vago

Pessoas gênero-vago ou vagogênero são pessoas cujo gênero é parcialmente ou totalmente indefinível por causa de neurodivergência. Portanto, gênero-vago é um neurogênero.

Pessoas neurodivergentes são pessoas que possuem configurações neurológicas atípicas. Exemplos de neurotipos neurodivergentes são dislexia, autismo, déficit de atenção, transtorno obsessivo-compulsivo, e psicose; mas existem vários outros.

Pensar que pessoas que não conseguem definir seu gênero por serem neurodivergentes devem “apenas estar confusas” e achar que é justo que outras pessoas decidam seus gêneros e rótulos por elas é um erro capacitista e cissexista. O gênero é formado a partir de interações com a sociedade, então é lógico que pessoas que vivenciam esta interação de forma diferente podem acabar formando identidades de gênero diferentes.

Bandeira mulher-vaga

Bandeira mulher-vaga

No caso de uma pessoa gênero-vago, ela pode não entender gêneros com precisão suficiente para ser de algum, ou pode ter mais de um gênero e não entender totalmente/parcialmente um ou alguns de seus gêneros. Uma pessoa gênero-vago pode também ter um gênero parcialmente indefinido, enquanto reconhece certas qualidades: é o caso, por exemplo, de andrógines-vagues ou de mulheres-vagues.

É provável que o nome gendervague (gênero-vago em inglês) tenha sido criado em 2014. A postagem introduzindo o termo e a bandeira é de strangegloved no Tumblr, embora strangegloved tenha creditado a comunidade neurodivergentkin, também no Tumblr. O blog MOGAI Archive credita girokuru, também no Tumblr, mas é possível que girokuru e strangegloved sejam a mesma pessoa, pois ambos os blogs se encontram desativados atualmente.

Bandeira homem-vago

Bandeira homem-vague

A bandeira gênero-vago é cinza clara com duas faixas horizontais pretas ocupando um décimo (1/10) cada do espaço, nos cantos superior e inferior da bandeira.

As bandeiras para tipos de gêneros-vagos específicos, como homem-vague e mulher-vague, ainda são compostas por cores claras e acinzentadas com bordas nos cantos superior e inferior de cores escuras, porém as cores mudam de acordo com o gênero.

strangegloved deixou claro que as bandeiras podem ser customizadas livremente de acordo com cada pessoa gênero-vago. Também definiu que a bandeira original simboliza vaguidade e nebulosidade da consciência, um estado alterado de consciência que certas pessoas neurodivergentes às vezes possuem.


Links adicionais: