Um espaço de aprendizagem

Andrógine

Bandeira andrógine

Uma das muitas bandeiras de orgulho andrógine

Andrógines são pessoas cujo gênero está entre mulher e homem, ou cujo gênero é uma mescla de mulher e homem.

Ou ainda, andrógines podem ser entre/uma mescla de dois outros gêneros, mas geralmente esses gêneros ou são os gêneros binários, ou gêneros relacionados a estes gêneros binários.

Raramente, existem pessoas que descrevem andrógine como um gênero que não é homem nem mulher, completamente separado destes dois. No entanto, como já existem muitos outros termos relativamente populares para cobrir pessoas que se sentem assim (agênero, neutrois, genderqueer, não-binárie, etc.), são poucas as pessoas que se identificam como andrógine por este motivo hoje em dia.

Bandeira andrógine

Bandeira andrógine [1]

Andrógines não necessariamente se vestem ou se comportam de forma considerada andrógina/neutra pela sociedade.

Algumes andrógines se descrevem como:

  • Mascandrógines ou butchandrógines: andrógines que se sentem mais masculines ou homens do que feminines ou mulheres;
  • Femandrógines: andrógines que se sentem mais feminines ou mulheres do que masculines ou homens;
  • Neutrandrógines ou versandrógines: andrógines que se sentem como uma mistura mais neutra entre masculinidade e feminilidade, ou entre os gêneros homem e mulher.

Andrógine é uma identidade relativamente antiga. É possível achar comunidades e sites falando sobre a identidade andrógine datados do início dos anos 2000.

Bandeira andrógine

Bandeira andrógine [2]

A identidade andrógine é possivelmente datada de antes da era da internet, o que faz com que seja difícil achar exatamente quem foi que cunhou a identidade, e quando. Vários recursos andrógine, tanto grupos quanto sites com informações, também estão fora do ar.

Similarmente, é difícil achar a data das bandeiras de orgulho andrógine. Mesmo assim, ainda se sabe o significado por trás de algumas bandeiras:

Uma das bandeiras mais antigas, supostamente criada em 2003, possui um fundo cinza com dois retângulos em formato de igual (=), um azul e um rosa. O cinza representa a área entre a masculinidade e a feminilidade, o azul representa a masculinidade, e o rosa representa a feminilidade. [1]

Bandeira andrógine

Bandeira andrógine [3]

Outra bandeira antiga – talvez a mais popular – é uma dividida em três faixas na vertical, uma rosa, uma roxa, e uma azul. A rosa simboliza feminilidade, a azul masculinidade, e a roxa a mistura entre ambas as qualidades. [2]

Então temos uma bandeira mais colorida, dividida em cinco faixas horizontais: uma vermelha representando mulheres, uma roxa representando a mistura dos gêneros binários, uma amarela representando a não-binariedade, uma cinza representando neutralidade, e uma azul representando homens. [3]

E enfim temos uma bandeira proposta por Viridzen no fórum da AVEN em 2 de julho de 2015. [4] Também é uma bandeira dividida em 5 faixas horizontais. A primeira e a última faixa – que são das cores rosa e verde – representam andrógines de gênero-fluido, ou andrógines cujo gênero está fora do espectro de gênero.

Bandeira andrógine

Bandeira andrógine [4]

Já as faixas do meio – das cores roxo-avermelhada, roxa, e azul, respectivamente – representam femandrógines, neutrandrógines, e mascandrógines, respectivamente.

Existem mais bandeiras andrógine – o deviantArt Pride-Flags contém 9 delas ao momento de escrita desta página – mas estas são as mais comuns ou notáveis.

Além de bandeiras, existe um símbolo andrógine relativamente conhecido, criado em 1996 por Raphael Carter: uma imagem de um cubo transparente. A razão pra isso é que o cubo pode ser interpretado como estar em duas direções diferentes, o que tem a ver com a ambiguidade de ser ume andrógine.

Em julho de 2019, draquluv no Tumblr falou que uma amizade sua sugeriu um til (~) como um símbolo andrógine, em uma postagem que sugeriu novas bandeiras andrógine.

Mesmo assim, o símbolo andrógine mais conhecido provavelmente é o que é um símbolo de Marte (um círculo do qual parte uma seta na direção superior direita) apontado para cima, com um traço dividindo sua seta para referenciar um símbolo de Vênus (um círculo do qual parte uma cruz para baixo).

Andrógine em inglês é androgyne. Não confundir com androgynous (que se refere à androginia no sentido de aparência, roupas, e outras coisas que não são específicas de alguém do gênero andrógine). Os prefixos de identidades andrógine específicas (masc, vers, fem, etc.) são os mesmos do inglês.


Links adicionais: