Um espaço de aprendizagem

Ambonec

Bandeira ambonec

Bandeira ambonec por autisticdata [1]

Ambonec (abreviado como AN) é uma identidade de gênero onde a pessoa se identifica com ambos os gêneros homem* e mulher*, mas que ao mesmo tempo, não se identifica com nenhum dos dois. O termo foi cunhado por transmalenaoto (nbshadow) no Tumblr em 2014. Do latim ambo “ambos” + nec “nenhum”.

De acordo com a pessoa que cunhou o termo, uma pessoa ambonec pode ter uma expressão de gênero qualquer (masculina, feminina, andrógina, etc), pode se identificar com bigênero, trigênero, poligênero, etc. se quiser, e também pode usar quaisquer pronomes que a pessoa quiser.

O gênero ambonec é caracterizado pelo paradoxo de se identificar com ambos os gêneros homem e mulher e nenhum dos dois.

Bandeira ambonec por transmalenaoto [2]

Bandeira ambonec por transmalenaoto [2]

Uma das bandeiras, criada por autisticdata no Tumblr em maio de 2015, talvez a mais popular, possui 10 faixas horizontais de igual tamanho, que simulam um degradê de rosa para roxo para azul claro. Estas cores simbolizam a mistura de sentimentos com o masculino (azul claro), o feminino (rosa) e nenhum dos dois (roxo). [1]

A segunda bandeira, criada por transmalenaoto (nbshadow), não existe descrição do significado. [2]

A terceira bandeira, criada por nova-pride-flags em agosto de 2015, possui o mesmo significado que a primeira bandeira [1], mas foi criada pra ser mais acessível para pessoas com fadiga ocular ou com problemas sensoriais. [3]

Bandeira ambonec por nova-pride-flags [3]

Bandeira ambonec por nova-pride-flags [3]


* Os termos homem e mulher se referem aqui aos gêneros binários. Também é possível ser ambonec caso a pessoa se identifique com os gêneros binários e nenhum deles sem que se sinta confortável descrevendo sua binaridade como de homem e/ou mulher. Mais informações aqui.


Links adicionais: