Um espaço de aprendizagem

Woma

Bandeira woma

Bandeira woma

Uma pessoa woma, mulhe, woman, ou mulher (mulher como em mulhersexual, mulherplatônique, etc.) é alguém que sente atração por mulheres, ou por pessoas que dizem ter um gênero parecido/alinhado com o gênero feminino.

Note que isso depende de cada pessoa. Por exemplo, algumes demimulheres e mulheres agênero vão dizer que são alinhades com o gênero feminino o suficiente para serem levades em conta numa atração por mulheres, enquanto outres vão dizer que seu gênero é completamente diferente do feminino.

Porém, também é possível que a atração de uma pessoa woma seja somente por mulheres, sem pessoas não-binárias inclusas.

Esta orientação surgiu para substituir gine, um termo que deixa algumas pessoas desconfortáveis por ocasionalmente ser utilizado em referência a “atração por vaginas” ao invés de “atração por mulheres”, o que é cissexista.

Bandeira womassensual

Bandeira womassensual

É possível estimar que a palavra para a identidade tenha sido criada pelo fim de 2014, ou início de 2015. Ela é creditada a Raleigh, pastelmemer no Tumblr.

A bandeira woma é composta por cinco faixas de tamanhos iguais, sendo que a primeira faixa é rosa escura, e as faixas seguintes são de tons de rosa progressivamente mais claros, até chegar na última faixa, que é branca.

Em inglês, a orientação se chama woma ou woman (womansexual, womasensual, womaplatonic, womanalterous, etc.)


Links adicionais: