Um espaço de aprendizagem

Akoi

Retângulo composto por cinco faixas horizontais, nas cores vermelha, verde clara, branca, cinza e preta.

Bandeira akoirromântica por thegenderfluidlifechoseme.

Uma pessoa akoi, akoine, apo, lith, lite ou lito (a identidade pode também ser soletrada erroneamente como akio ou litho) é capaz de sentir atração, porém reciprocidade não é desejada, e a atração pode até ir embora caso seja recíproca.

Por exemplo, uma pessoa akoirromântica pode já ter se apaixonado por várias pessoas, mas sempre que alguém corresponde a esta paixão, a pessoa perde a atração romântica.

A orientação originalmente foi cunhada como lith, cuja origem é a palavra grega antiga λῐ́θος (líthos, “rocha”). Foi cunhada pela dupla que administrava o blog lithromantic no Tumblr, com base na ideia de stone butch sexuality; uma pessoa stone (rocha, na língua inglesa) seria alguém que gosta de fazer outra pessoa sentir prazer durante relações sexuais, sem querer receber prazer de volta. Existem menções da orientação datadas de 2012, então é provável que a orientação tenha sido criada naquele ano, ou no ano anterior.

Porém, algumas pessoas acharam que a origem da palavra tornaria seu uso inadequado para pessoas que não fossem stone butches. Mesmo assim, uma das pessoas que cunhou o termo era abertamente stone e defendeu o uso do termo para qualquer pessoa, independentemente do gênero e de outras orientações.

Retângulo composto por cinco faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores vermelha, azul clara, branca, cinza e preta.

Bandeira akoialternativa

Assim, alternativas foram criadas, como akoi e akoine, cujas origens estão na palavra grega κοινή (koine, “comum/compartilhade”). O termo akoine foi sugerido por Cloud (cisphobeofficial no Tumblr), significando “falta de atração em comum”, mas é comum que este seja reduzido para akoi.

A controvérsia não teve nenhum fim definitivo. Algumas pessoas favorecem lith por não ser realmente um caso de apropriação, e até por acharem que evitar um termo com associação a lésbicas tem raiz em preconceito contra lésbicas; outras pessoas preferem akoi por não quererem a possibilidade de arranjarem brigas contra lésbicas que acreditam que o termo seja inapropriado para não-lésbicas. Porém, atualmente, é difícil que alguém se lembre dessa briga, e reclame de um termo ou de outro por esse motivo.

Retângulo composto por cinco faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores vermelha, laranja, amarela, branca e cinza escura.

Bandeira akoi por Kye Rowan

Uma das bandeiras akoi mais conhecidas foi criada por Kye Rowan (thejasmineelf no Tumblr). A postagem original foi deletada, mas é provável que a bandeira tenha sido criada por volta de 2014. Suas cores possuem os seguintes significados:

  • Cor vermelha: comunidade, já que é tradicionalmente uma cor de liderança, vida e sensibilidade;
  • Cor laranja: representa ser lith, assim como em uma das versões da bandeira arromântica;
  • Cor amarela: representa as variadas relações, assim como em uma das versões da bandeira arromântica. A cor amarela tradicionalmente representa amizade, lealdade e honra;
  • Cor branca: representa a presença de atração;
  • Cor preta: representa a ausência de atração.

Outras bandeiras akoi relativamente conhecidas são creditadas a thegenderfluidlifechoseme no Tumblr (conta atualmente desativada). Elas também possuem cinco faixas, sendo que a faixa central branca e a última faixa preta possuem os mesmos significados da bandeira de Kye. Elas também possuem uma faixa vermelha simbolizando atração, uma faixa que muda de cor simbolizando a comunidade a-espectral à qual a pessoa pertence e uma faixa cinza simbolizando o estado de estar entre atração e não-atração.

Os prefixos mencionados aqui são os mesmos prefixos utilizados em inglês (akoisexual, lithromantic, akoinealterous, etc).


Links adicionais: