Um espaço de aprendizagem

Akoi

Bandeira akoi

Uma pessoa akoi, akoine ou lith (a identidade pode também ser soletrada erroneamente como akio ou litho) é capaz de sentir atração, porém reciprocidade não é desejada, e a atração pode até ir embora caso seja recíproca.

Por exemplo, uma pessoa akoirromântica pode já ter se apaixonado por várias pessoas, mas sempre que alguém corresponde a esta paixão, a pessoa perde a atração romântica.

A orientação originalmente foi cunhada como lith, cuja origem é a palavra grega antiga λῐ́θος (líthos, “rocha”). Foi cunhada pela dupla que administrava o blog lithromantic no Tumblr, com base na ideia de stone butch sexuality; uma pessoa stone (rocha, em inglês) seria alguém que gosta de fazer outra pessoa sentir prazer durante o sexo, sem querer receber prazer de volta. Existem menções da orientação datadas de 2012, então é provável que a orientação tenha sido criada naquele ano, ou no ano anterior.

Porém, algumas pessoas acharam que a origem da palavra tornaria seu uso inadequado para pessoas que não fossem stone butches. Uma das pessoas que cunhou o termo, porém, era abertamente stone, e defendeu o uso do termo para qualquer pessoa, independentemente do gênero e de outras orientações.

Assim, alternativas foram criadas, como akoi e akoine, cujas origens estão na palavra grega κοινή (koine, “comum/compartilhade”). O termo akoine foi sugerido por Cloud (cisphobeofficial no Tumblr), significando “falta de atração em comum”, mas é comum que este seja reduzido para akoi.

A controvérsia não teve nenhum fim definitivo. Algumas pessoas favorecem lith por não ser realmente um caso de apropriação, e até por acharem que evitar um termo com associação a lésbicas tem raiz em preconceito contra lésbicas; outras pessoas preferem akoi por não quererem a possibilidade de arranjarem brigas contra lésbicas que acreditam que o termo seja inapropriado para não-lésbicas. Porém, atualmente, é difícil que alguém se lembre dessa briga, e reclame de um termo ou de outro.

A bandeira foi criada por Kye Rowan (thejasmineelf no Tumblr). A postagem original foi deletada, mas é provável que a bandeira tenha sido criada por volta de 2014. A bandeira é composta por cinco faixas horizontais de mesmo tamanho e diferentes cores, com os seguintes significados:

  • Cor vermelha: comunidade, já que é tradicionalmente uma cor de liderança, vida e sensibilidade;
  • Cor laranja: representa ser lith, assim como em uma das versões da bandeira arromântica;
  • Cor amarela: representa as variadas relações, assim como em uma das versões da bandeira arromântica. A cor amarela tradicionalmente representa amizade, lealdade e honra;
  • Cor branca: representa a presença de atração;
  • Cor preta: representa a ausência de atração.

Os prefixos mencionados aqui são os mesmos prefixos utilizados em inglês (akoisexual, lithromantic, akoinealterous, etc).


Links adicionais:

Pular para a barra de ferramentas