Um espaço de aprendizagem

Neurogênero

Bandeira neurogênero

Bandeira neurogênero

Pessoas neurogênero são pessoas cujo gênero é fortemente relacionado com sua neurodivergência. Neurogênero pode ser:

  • Um gênero por si só;
  • Uma descrição para gêneros exclusivos de pessoas neurodivergentes (como gênero-vago);
  • Uma descrição para pessoas que se identificam com o gênero que são por causa de sua neurodivergência, mesmo que tal gênero não seja exclusivo de pessoas neurodivergentes (como agênero ou homem não-binário).

Pessoas neurodivergentes são pessoas que possuem configurações neurológicas atípicas. Exemplos de neurotipos neurodivergentes são dislexia, autismo, déficit de atenção, transtorno obsessivo-compulsivo, e psicose; mas existem vários outros.

Pensar que pessoas que não conseguem definir seu gênero por serem neurodivergentes devem “apenas estar confusas” e achar que é justo que outras pessoas decidam seus gêneros e rótulos por elas é um erro capacitista e cissexista. O gênero é formado a partir de interações com a sociedade, então é lógico que pessoas que vivenciam esta interação de forma diferente podem acabar formando identidades de gênero diferentes.

Neurogênero foi uma palavra criada em agosto de 2014 por Delanie, perivoidant no Tumblr. O significado original de neurogênero se limitava aos primeiros dois itens da lista acima, porém é comum definir neurogênero como um gênero ligado à neurodivergência, então várias pessoas utilizam aquela terceira definição.

Delanie também criou a bandeira neurogênero, composta por quatro faixas verticais de igual tamanho nas cores vermelha, verde, azul clara e roxa, com um grande símbolo de infinito cinza-escuro (descrito como preto), que vai de uma ponta à outra das laterais esquerda e direita da bandeira.

As cores do fundo representam os diversos tipos de neurodivergências e identidades de gênero; o símbolo de infinito representa neurodiversidade; a cor preta representa a confusão em relação a gênero que várias pessoas neurodivergentes sentem.

Neurogênero em inglês é neurogender.


Links adicionais:

Pular para a barra de ferramentas