Um espaço de aprendizagem

Libragênero

Bandeira libra-andrógine/andrógine agênero

Bandeira libra-andrógina/andrógine agênero

Uma pessoa libragênero é uma pessoa agênero, ou ao menos quase agênero, que sente uma forte conexão com algum gênero ou com alguma qualidade de gênero. Isso significa que:

  • Uma pessoa libragênero pode ser uma pessoa agênero que possui preferência por uma apresentação (roupas, acessórios, maquiagem, etc.) que essa pessoa associa com algum gênero;
  • Uma pessoa libragênero pode ser uma pessoa agênero que possui preferência por ser tratada com linguagem que associa com algum gênero;
  • Uma pessoa libragênero pode ser uma pessoa agênero que sente que suas experiências são ligadas com as de algum gênero, mesmo sem ser daquele gênero;
  • Uma pessoa libragênero pode ser uma pessoa que não se sente totalmente agênero, sendo pela maior parte agênero, mas ainda tendo um pouco de gênero;
  • Entre outras situações similares.
Bandeira librafeminina/mulher agênero

Bandeira librafeminina/mulher agênero

Na maior parte das vezes, uma pessoa que se diz ser agênero de algum gênero – como andrógine agênero, homem agênero, ou mulher agênero – se encaixa na descrição de libragênero.

Uma pessoa também pode ser librafluida – isto é, ser agênero ou majoritariamente agênero, mas ainda ter conexão com algum gênero, só que tal gênero muda de tempos em tempos. A identidade librafluida também é muitas vezes chamada de agênero-fluxo.

A palavra libragênero foi cunhada por volta de 2014 por cisphobicterezi no Tumblr (blog provavelmente movido para outro endereço). O prefixo libra vem do signo Libra, mas pessoas de qualquer signo podem ser libragênero.

O signo Libra é associado com uma balança, e, no caso de libragênero, seria uma balança (agênero) com um lado pesando mais do que os outros (masculino no caso de pessoas libramasculinas, maverique no caso de pessoas libramaveriquinas, etc).

cisphobicterezi também criou as bandeiras libramasculina e librafeminina, que são bandeiras agênero com a cor verde clara trocada por cores associadas aos gêneros aos quais as pessoas libragênero se associam.


Links adicionais: