Um espaço de aprendizagem

Horogênero

Bandeira horomenine

Bandeira horomenine

Horogênero é um subtipo de gênero-fluido, onde existe uma parte do gênero – como um núcleo – que sempre permanece a mesma.

Caso a pessoa queira detalhar este núcleo, gênero é substituído por tal gênero, como em horoandrógine, horomulher, ou horoproxvir, por exemplo.

Essa é, ao menos, a definição mais comumente utilizada. A definição citada em Nonbinary.org e no MOGAI Archive se refere a sentimentos em relação ao gênero, o que pode referir ao sentimento de ser de certo gênero ou a sentimentos separados do gênero que são aplicados neste.

Bandeira Horomem

Bandeira horomenino

O exemplo utilizado é de alguém que sente masculinidade em diferentes pontos e em diferentes momentos, mas tal exemplo não elabora se a tal masculinidade se refere a um alinhamento masculino (como o de um homem agênero) ou a um gênero masculino (como o de um homem binário).

Portanto, é possível também definir horogênero de forma que o tal núcleo se refira a um alinhamento de gênero permanente, caso seja uma definição mais útil para algumas pessoas.

Moderador Dave do blog Pride Flags For Us compara horogênero com o planeta Terra: o núcleo não se mexe, mas há camadas superiores – as placas tectônicas – que mudam de lugar.

O rótulo horogênero foi criado por usuárie officialkneesocks do Tumblr em 2014. O blog foi deletado, e a citação mais antiga para este gênero que foi achada no momento de criação desta página é um reblog do falecido blog MOGAI Archive.

Bandeira horomenina

Bandeira horomenina

Não existe bandeira horogênero por si só. O que existem são duas versões das bandeiras horomenino/horomem, horomenina/horomulher, e horomenine/horonãobinárie. Nenhuma das versões é acompanhada do significado do formato ou das cores.

Uma versão das bandeiras mostra um formato de cruz com a cor que representa o núcleo do gênero (azul para horomem/horomenino, por exemplo), e o fundo cinza, sendo que os dois retângulos de cima são de um cinza mais claro do que os retângulos de baixo.

Outra versão possui 11 faixas horizontais com alturas iguais, em um degradê de cinza escuro para cinza claro nas primeiras cinco faixas, a cor representante do núcleo do gênero na faixa central, e um degradê de cinza claro para cinza escuro nas 5 faixas restantes.

Bandeira horomenine

Bandeira horomenine

O prefixo horo é igual ao do inglês, o que muda é o resto do rótulo. Aqui estão os termos originais:

  • Horogênero: horogender
  • Horomenina: horogirl
  • Horomenino: horoboy
  • Horonãobinárie: horononbinary (às vezes encurtado para horonb ou horoenby)

(É incomum em inglês utilizarem os equivalentes de homem ou de mulher para complementar gêneros parciais, ao invés dos equivalentes de menino ou de menina. Mas é válido se identificar como horowoman ou horoman, caso alguém queira.)


Links adicionais: