Um espaço de aprendizagem

Fisgênero

Bandeira fisgênero

Bandeira fisgênero

Fisgênero [em inglês, fissgender, de fissure (fenda) + gender (gênero)] é um rótulo para a experiência de possuir mais de um gênero, e de sentir uma divisão entre estes gêneros de certa forma.

Não existe nenhuma explicação mais detalhada, então uma pessoa pode se identificar como fisgênero a partir de diversas experiências. Por exemplo:

  • Uma pessoa fisgênero pode ser gênero-fluido e sempre sentir um gênero de cada vez, sem nenhuma mescla ou sobreposição entre um gênero e outro;
  • Uma pessoa fisgênero pode se sentir de vários gêneros ao mesmo tempo, mas sem sentir que é de vários gêneros ao mesmo tempo. Por exemplo, a pessoa pode se olhar no espelho e se sentir mulher, então ir se vestir e se sentir mal por disforia, por não ser mulher. Em outra situação, a pessoa pode instintivamente querer marcar gênero masculino em um formulário, mas no momento seguinte perceber que não possui gênero. Pode querer muito dizer que é agênero e que é maverique ao mesmo tempo, sem sentir que é de ambos os gêneros ao mesmo tempo, como se fosse uma transição muito rápida para ser verdade;
  • Uma pessoa fisgênero pode ter mais de um gênero ao mesmo tempo, e sentir que eles estão separados, como se houvesse algum vácuo entre eles.

Fisgênero foi uma das identidades cunhadas em 2014 por curiosityismysin no Tumblr. Uma das bandeiras foi feita em 2015 por Pride-Flags no deviantArt, e a outra foi feita em 2016 por nbandproud no Tumblr.

A primeira bandeira é basicamente uma bandeira não-binária com uma certa distorção para representar a fenda entre gêneros.

A segunda bandeira é composta por 5 faixas verticais, sendo a primeira, a última e a do meio grossas, e a segunda e a quarta finas. A primeira e a última faixa são vermelhas de um tom escuro, e representam gêneros. A segunda e a quarta faixa são marrons, e representam a fenda. A faixa do meio é branca, e representa a divisão entre os lados.


Links adicionais: