Um espaço de aprendizagem

Demifluide

Bandeira demifluida

Uma pessoa demigênero-fluido, ou demifluida, possui uma identidade que pode ser descrita como um gênero que é parcialmente fluido e parcialmente estável.

Por exemplo, uma pessoa pode ser sempre parcialmente mulher (gênero estável), enquanto o resto de seu gênero varia entre maverique e mulher (gênero fluido), o que faz com que a pessoa seja em certas vezes totalmente mulher e em outras seja demimulher e demimaverique. A parte fluida pode ser de gêneros completamente diferentes da parte estável também.

Alternativamente, a identidade pode ser definida como um gênero que varia entre demigêneros, como uma pessoa que varia entre os gêneros demimenino e demimenina.

Bandeira demifluida (pbjkid)

A identidade existe pelo menos desde 2014. O termo é uma junção das palavras “demi” (metade) + “gênero” + “fluido”, e é demifluid ou demigenderfluid em inglês. Não se sabe exatamente quem cunhou a palavra e as definições, mas as duas definições apareceram em tempos muito próximos.

Uma das bandeiras mais populares para esta identidade foi feita por pbjkid no Tumblr (conta atualmente desativada). Ela foi postada no blog Pride Flags For Us em 18 de fevereiro de 2015. Seu design remete ao das bandeiras demigênero; as cores em degradê simbolizam a fluidez, enquanto a cor rosa simboliza gêneros alinhados ao feminino, a cor azul gêneros alinhados ao masculino e a cor amarela gêneros não-binários.

Bandeira demifluxo

Demigênero-fluxo, demifluxo ou demifluxe é uma identidade onde parte do gênero é fixo e parte do gênero flutua em intensidade.

Por exemplo, uma pessoa pode ser parcialmente maverique e parcialmente flutuar entre demimulher e agênero.

O termo demifluxo (demiflux, em inglês) foi cunhado por Delanie, perivoidant no Tumblr.

A bandeira, também criada por Delanie, possui o centro com 3 faixas de cores, a faixa rosa representa gêneros femininos/demimenina, a faixa amarela representa gêneros não-binários/deminãobinários e a faixa azul representa gêneros masculinos/demimenino. As 3 faixas juntas representam um sentimento de gênero mais forte (próximo a 100%). As faixas cinza claro representam um sentimento de gênero mais fraco (aproximadamente 50%) e as faixas cinza escuro representam um sentimento fraco de gênero (próximo a 0%).


Links adicionais: