Lista de gêneros: esclarecimentos e 2do

Início Fóruns Site Orientando.org Lista de gêneros: esclarecimentos e 2do

Este tópico contém respostas, possui 3 vozes e foi atualizado pela última vez por  Tath 5 meses, 2 semanas atrás.

Visualizando 5 postagens - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autore
    Postagens
  • #692 Quote

    Tath
    • ed/eld/e
    • -/éli/e

    Admin

    Agora temos uma lista de gêneros não-binários, yay!

    Aqui estão as respostas para certas possíveis dúvidas:

    Conteúdo oculto:
    Estes são todos os gêneros?
    Não. É possível criar tantos termos e variações que é impossível fazer uma lista completa de gêneros onde ninguém tenha a ideia de criar uma nova palavra para descrever seu gênero.

    Estas são realmente as bandeiras certas?
    Bom, certas identidades possuem mais de uma bandeira, como é o caso de andrógine, gênero-cor, ou agênero. Certas bandeiras tiveram que ser escolhidas em detrimento de outras, embora seja bem possível que todas as bandeiras relevantes estejam presentes nas páginas de cada identidade no futuro.

    E outras identidades não possuem bandeiras gerais, então bandeiras mais específicas foram escolhidas. Por exemplo, não existe bandeira magigênero ou libragênero, então foram escolhidas as bandeiras magimenino e librandrógine, respectivamente.

    Estas são as traduções certas?
    Certos termos já existiam em português, como gênero-fluido (genderfluid) e cristaline (crystagender). Outros eu nem traduzi, como liberique e juxera. Outros foram traduzidos do jeito que considerei mais adequado, como gênero-estrela (stargender) ou fluxofluide (fluidflux).

    Como foram escolhidos os gêneros?
    Tentei escolher os mais comuns, os disponíveis em português, e mais termos que achei úteis.

    Existem muitos gêneros parecidos!
    Podem ser parecidos para algumas pessoas, mas diferentes para outras. Por exemplo, alguém pode preferir pomogênero a gênero-nulo, por não querer dar a ideia de um gênero inexistente ou neutro. Outra pessoa pode preferir egogênero, pois prefere descrever seu gênero como um gênero único a si, ao invés de descrevê-lo como um gênero para o qual não existem palavras para descrevê-lo.

    Como outro exemplo, mulher não-binária pode ser um termo brando demais, então a pessoa pode preferir algo como juxera, demimulher, horomulher, ou mulher agênero.

    Agora, em relação à construção da página:

    • Acha que algum gênero importante seu ou de sues amigues está faltando? Responda ao tópico!
    • Quer criar um termo novo? Sugiro discutir sobre isso na área de identidades. Depois que o termo for estabelecido, ele poderá ser adicionado.
    • Quer criar uma bandeira nova? Novamente, é melhor você fazer um tópico na área de identidades, e, se sua bandeira for muito boa ou ganhar relevância, ela poderá ser utilizada como a bandeira principal de alguma identidade.
    • Quer criar uma tradução nova/melhor para algum dos termos na lista? Poste aqui!
    • Quer construir uma página específica de algum gênero? Poste aqui, e ajudarei com o que é necessário!
    • (Antes de sugerir, lembre-se de que identidades como angenital, bigenital, intersexo e kins não são gêneros por si só.)
    • EDIT: Você também pode dar um “apelido” ao seu gênero que está na lista. Por exemplo, se seu gênero é gênero-vácuo, mas você inventou a palavra gevácue para se descrever de maneira mais resumida/casual, você pode falar e explicar isso aqui.

    you are stronger than you were this morning
    even if it does not feel this way
    and you will become stronger still
    strong enough to walk on your own

    0
    • Este tópico foi modificado 1 ano, 11 meses atrás por  Tath.
    #1490 Quote

    Mimi
    • -/ély/y
    • i/éli/i

    Participante

    alguma chance de adicionarem femme/butch?

    m i m i
    (não há aprendizado sem dor.)

    0
    #1497 Quote

    Tath
    • ed/eld/e
    • -/éli/e

    Admin

    Não sei. Femme e butch geralmente são expressões que denotam feminilidade e masculinidade respectivamente, o que pode ser possível com qualquer gênero. (Vale também notar que existem vários outros rótulos que denotam “gênero ligado à masculinidade” e “gênero ligado à feminilidade”, caso alguém esteja precisando.)

    Eu sei que também são rótulos utilizados para gêneros ou para complementar gêneros, mas… é, eu precisaria dar uma pesquisada antes de dar alguma resposta com certeza.

    you are stronger than you were this morning
    even if it does not feel this way
    and you will become stronger still
    strong enough to walk on your own

    0
    • Esta resposta foi modificada 1 ano, 8 meses atrás por  Tath.
    #4156 Quote

    brenolindx
    • x/elx/lindx
    • a/ela/linda

    Participante

    Genderfuck

    Até um tempo atrás me identificava como genderfuck que é quando a pessoa acredita que não existem gêneros, pra ninguém (mas interpretações diferentes de identidade) ou que haja apenas um gênero (um gênero universal) mas cada pessoa sente de uma forma é o expresso de forma particular. Ouvir o termo pela primeira vez no canal da Hugo Nasck, refleti e me identifiquei. Mas agora me o como stargender que faz mais sentido pra mim.

    Sou novx aqui, então se fiz algo errado me avisem tomem as medidas necessárias ‘-‘

    breno ribeiro

    0
    #4158 Quote

    Tath
    • ed/eld/e
    • -/éli/e

    Admin

    @brenolindx

    Uhhh, então… todas as definições que acho de genderfuck falam de genderfuck como uma expressão de gênero, não como um gênero. Geralmente definem como alguém que se veste de forma que propositalmente confunde as pessoas sobre qual é o gênero da pessoa (assumindo que vão tentar ver se é “homem ou mulher”).

    Ocasionalmente, acho fontes que dizem que é “a crença de que existem mais de dois gêneros” ou que se refere a trocar o gênero de alguém em uma fanfic (o que geralmente chamam de genderbending), mas também não vejo como esses seriam gêneros.

    Se você tiver fontes que mostrem que genderfuck é frequentemente utilizado como gênero da maneira que você falou, eu posso considerar adicionar na lista. Se não, acho melhor não colocar na lista. Tipo, pessoas podem usar lésbica, bicha ou femme como gênero, mas não posso adicionar na lista enquanto é bem mais possível que quem usa esses rótulos está se referindo a outras coisas, como expressão de gênero ou orientação.

    you are stronger than you were this morning
    even if it does not feel this way
    and you will become stronger still
    strong enough to walk on your own

    0
Visualizando 5 postagens - 1 até 5 (de 5 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.