Trans e Travesti

Início Fóruns Comunidade Identidades Trans e Travesti

Este tópico contém respostas, possui 4 vozes e foi atualizado pela última vez por  Aster 3 semanas atrás.

Visualizando 4 postagens - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autore
    Postagens
  • #4602 Quote

    Sei la
    • a/a/a
    • o/e/o

    Participante

    Algo que eu sempre tive dúvida. Qual é a diferença entre uma travesti e uma trans?
    Uma mulher trans pode ser travesti e vice-versa? Ou são existências únicas por si só?

    Seria certo dizer que uma travesti é um rapaz com roupas do estereótipo feminino? Ou nesse caso, eu estaria descrevendo uma drag queen?
    Se alguém puder me dar exemplos, eu ficaria feliz!

    Desculpe se ofendi alguém. Perdão! Não é intencional, sabe? Quero saber como argumentar com as pessoas que possam ter as mesmas dúvidas que eu, então acho bom eu perguntar mesmo que possa ser grotesco!

    0
    #4603 Quote

    Vitor Rubião
    • -/elu/e
    • -/éle/e

    Participante

    Isso já gerou longas discussões. Resumindo todas elas, o que diferencia uma travesti de uma mulher trans é a identidade em si. Ponto. Se a pessoa se dizer travesti, ela é travesti. Se a pessoa se dizer mulher trans, ela é mulher trans. Muitas travestis vão se dizer mulher, e isso deve ser respeitado. Até hoje só vi uma pessoa que se considerava travesti e mulher trans ao mesmo tempo.

    Travesti é uma identidade de gênero bem complexa, e acredito que deveria haver uma ampla pesquisa sobre ela. Até o momento o mais recomendável é respeitar e tratar a pessoa como ela quer ser tratada. Travestis não são homens roupas do estereótipo feminino. Um homem “se vestindo de mulher” pode ser um transformista ou uma drag queen se for num sentido artístico, de performance.


    R U B I Ã O

    0
    #4604 Quote

    kau
    • e/ily/-
    • a/elu/e

    Participante

    Assim como mulheridade e homenidade não têm definições, assim é com a travestilidade. Há algumas trans binárias que não fazem distinção entre as identidades mulher e travesti para elas mesmas. Cada travesti atribui sua própria descrição para a travestibilidade, como sendo guerreira e batalhadora por exemplo.
    Pessoas travestis podem se ver fora da lógica hétero-cis binarizada. Há terceiro-gêneros e outro-gêneros dentro de especificidades culturais, começados por colonizadores imperialistas, para designar pessoas dessa conformância binária de gênero, mesmo essas pessoas não se vendo dessa forma.
    Há o conceito da travestigeneridade, identidade travestigênere como um gênero próprio.
    Muita gente usa travestir/travestida para outros contextos, não apenas de generidade ou vestibilidade. E assim como você geralmente não fala os lésbicos, se torna errado falar os travestis, e sim as lésbicas e as travestis, ou pelo menos es lésbiques e es travestis.

    0
    #4605 Quote

    Aster
    • ed/eld/e
    • -/éli/e

    Admin
Visualizando 4 postagens - 1 até 4 (de 4 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.