• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Títulos neutros para pai e mãe
#1
Fui perguntado sobre como substituir pai e mãe. A pessoa em questão disse achar mais fácil em inglês. A única sugestão que encontrei é "pãe". Alguém teria outra?
  Responder
#2
Eu geralmente uso "responsáveis", porque isso cobre qualquer pessoa que tenha a guarda da criança, ainda que sejam, por exemplo, uma avó e uma tia.

Mas tem gente que acha muito impessoal, especialmente no caso de "criança chamando a pessoa que teria o mesmo papel que um pai ou uma mãe".

Se for esse o caso, teria que criar algo novo mesmo, como nai ou bau ou guá ou rês.

Edit: Acho que pode ser bom ter uma alternativa neutra (pra usar quando não se sabe o gênero) e uma alternativa explicitamente para pessoas que não são mães ou pais.
  Responder
#3
Em sugestão pessoal, como eu pretendo morar no Japão, vejo como alternativa usar palavras mistas de outros idiomas. O que seria Okaasan [mãe] ou Otousan [pai] pode passar a ser Okousan ou Otaasan, entre outras variáveis. Misturar Haha e Chichi eu já não acho boa ideia, já que Hachi já tem significados, mas aí vai de cada família né <:
  Responder
#4
Parentalidade neutra ou não-binária, ou parente não-binárie. Em inglês podem usar renny (tirado de parent).
Pãe ainda é muito associade a parentalidade singular/solo, onde faz o papel de pai e mãe, garanto que uma palavra unilina/ulinina (andrógina, masculina+feminina/femilina) não é neutral pois haverá abináries que não se contemplarão com o termo por não se verem como uma mistura de gêneros binários.

Há também quem chama de guardiães/guardianes (guardiã/os), mões, xais, mais, xães, pões, nães, nais, naes (uma boa alternativa), nões, xaes, xadres (ni madre ni padre), nadres, quadres e quidres (queerizades), tem aquelus que gostam de falar (pro)genitores/genitoridade mas é bioessencialista.

Naterno/naternal e naternidade é uma alternativa neutra para paternidade e maternidade, outras possibilidades seriam saternidade (lembra saturno), neturnidade (netuno), pluternidade (plutão) e quaternidade.

Eu até tinha feito uma bandeira independente do nome que dariam a isso para neutralidade parental, separada da singular:
[Imagem: 29064258_828817930660046_108540483323589137_o.png.jpg]
  Responder
#5
Nanae/nanai/nanãe? (em alusão a papai e mamãe) Ou naná? (Lembra o apelido de minha vó Anastácia but okay) Nana/nane seria uma alternativa pra papa e mama, nanise para papa e papisa (mamisa/papiso/papise).
  Responder
#6
Nanai me lembra Supernani, mas acho bem neutro, e por ter relação, então Nani!/Nine/Nini e variações. No mais eu não uso muito esses termo íntimos, pai, mãe, mamãe, papai, tie, vó/vô/(vu?), então evito. Até porque família é uma construção psico social para além de biológica.
  Responder
#7
VisibilidadeAroAce no Instagram cunhou Nam:
https://bibliogram.hamster.dance/p/CNaj8opLv02
https://www.instagram.com/p/CNaj8opLv02/

Edição:
Outros links:
https://instagram.scissssssso.rs/p/CNaj8opLv02
https://web.archive.org/web/202104090415...Naj8opLv02
  Responder
#8
link quebrado. o plural é names ou nans ou outro?

de qualquer forma gostei de nam, é uma forma de ter o som anasalado mas diferente de pai e mãe
let’s just drive into the sunset *
  Responder
#9
É nans!

Caso o Bibliogram em hamster.dance esteja quebrado, aqui estão alguns outros endereços:
https://instagram.scissssssso.rs/p/CNaj8opLv02
https://web.archive.org/web/202104090415...Naj8opLv02
  Responder


Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Dicas para utilizar linguagem neutra / para se adequar a outras linguagens Aster 4 11.083 22-06-2017, 07:17 PM
Última mensagem: Aster

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)