• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Cultura misândrica?
#1
Eu vou deixar umas postagens aqui, queria saber o que vocês acham:

http://chaoticbard.tumblr.com/post/16567...esnt-exist

http://chaoticbard.tumblr.com/post/16564...illusioned

http://chaoticbard.tumblr.com/post/15840...l-you-that
  Responder
#2
Ok, eu acho que existem alguns pontos que podem ser considerados em relação a isso:

1) Pessoas possuem sentimentos, e nem sempre esses sentimentos vão ser "puros e não-problemáticos". Se uma pessoa posta em seu blog pessoal coisas do tipo "ugh queria que todos os homens morressem" ou "queria que nenhum homem interagisse comigo, tipo, ever", não significa que essas pessoas tratariam homens mal por serem homens, ou que desconsiderariam a opressão que homens marginalizados sofrem.

(Fora que homens são uma classe privilegiada, então muitas vezes comentários direcionados a homens são mais relacionados com questões de misoginia e privilégio masculino do que simplesmente odiar pessoas por serem homens.)

2) Dito isso, reclamar de postagens positivas de outras pessoas por não serem do assunto que você quer é desrespeitoso e ofensivo. "Eu adoro homens ?" ou "apoiem homens que expressam emoções" não diz nada sobre a relação daquela pessoa com mulheres; responder diretamente "homens são lixo" ou "mulheres são melhores" ou "vocês deviam apoiar mulheres também ?" não só dá a intenção de que você é contra homens pessoalmente (e não contra homens como posição privilegiada), mas também dá a ideia de que homens não merecem se sentir bem consigo mesmo e/ou com suas atrações por homens.

Também acho interessante discutir a diferença entre a identidade homem e outras identidades privilegiadas (branca, neurotípica, cis, hétero, etc). Postagens positivas e inofensivas que mencionam especificamente homens existem, mas outras postagens do tipo geralmente só são feitas com teor discriminatório.

Acredito que isso seja porque homens são tratados de maneira diferenciada de forma que outros privilégios não são: homens gays são odiados de forma diferente de mulheres lésbicas, homens negros são odiados de forma diferente de homens brancos. Obviamente não estou falando que esses homens vão ser "mais oprimidos" do que as mulheres com essas características, mas há estereótipos extras de serem mais violentos e sexuais por serem homens. Homens em geral também são pressionados a manter sua masculinidade de forma que outras pessoas privilegiadas não são pressionadas a manter certo padrão de comportamento; até existem esses padrões, mas acredito que não sejam reforçados tão fortemente.

(Ao menos é isso que eu acho que acontece, porque não consigo ver nenhuma outra explicação.)

3) Realmente é um problema grande quando interseccionalidade é ignorada. Homens aquileanos falando sobre seu amor por homens não deveriam ser interrompidos por mulheres falando sobre como amar mulheres é melhor/mais importante. Mulheres trans reclamando sobre como homens trans são misóginos e tóxicos não deveriam ser apoiadas por mulheres cis que se sentem ameaçadas quando pessoas trans exigem serem tratadas como pessoas de seus próprios gêneros.

O que também acho que pode acontecer é ter mulheres apoiando medidas discriminatórias "porque homens": isso obviamente acontece no feminismo radical quando apoiam medidas que afastam pessoas trans de banheiros públicos, ou mulheres trans de espaços para mulheres, mas também pode acontecer em outras ocasiões.

Inclusive, pessoas não-binárias muitas vezes são tratadas de forma inadequada por conta da segregação homem x mulher. Por exemplo: grupos para mulheres, que são para mulheres por causa de experiências não-hétero de amar mulheres ou por serem espaços seguros para falar sobre misoginia e privilégio masculino, podem não querer interação/integração de pessoas gênero-fluido ou poligênero que são parcialmente e/ou ocasionalmente homens, mesmo que estas pessoas sejam parcialmente e/ou ocasionalmente mulheres, e mesmo que, por serem não-binárias, não tenham privilégio masculino.

Pessoas não-binárias que não são "alinhadas" com qualquer gênero binário, ou que são alinhadas com o gênero feminino, podem ser rejeitadas desses espaços por utilizar o/ele/o ou terem características físicas consideradas masculinas sob um ponto de vista cissexista.

Enfim, a questão principal aqui é que "lol se é homem foda-se" não deve ser um princípio colocado acima dos seguintes fatos:

[ul][li]Homens podem ser marginalizados em outros aspectos e que ainda podem ocorrer sérios casos de discriminação contra homens por causa de sues raças, deficiências, neurotipos, classes, origens, orientações, corpos, gêneros se considerarmos homens trans e/ou não-binários, entre outras questões;[/li]
[li]Homens são pessoas, e entrar em contato com homens (diretamente ou via respostas públicas) para dizer como são lixo, que mulheres são melhores, que seus problemas/sentimentos não importam (quando são questões importantes, obviamente não estou defendendo homens que realmente estão discriminando ou abusando), etc. não deveriam ser atitudes comuns ou elogiadas dentro de círculos feministas/de justiça social;[/li]
[li]Atração por homens por si só não deve ser tratada como defeito ou tragédia, e muito menos como algo que pode/deve ser consertado. Eu já acho desnecessário brincar com isso quando se trata de pessoas hétero, mas isso vale principalmente para homens que sentem atração por homens, para pessoas multi que sentem atração por homens além de outros gêneros, e para pessoas não-binárias que sentem atração por homens.[/li][/ul]
  Responder
#3
Isso é bem interessante! Mesmo que eu não tenha testemunhado esse tipo de atitude, geralmente vejo espaços abertos a qualquer pessoa.

Ainda que homens tenham privilégio como classe, eu não acho certo atacar os que não fizeram nada. ?
  Responder
#4
@tathsantanna

Esta foi uma resposta bem detalhada, obrigada! ^3^
  Responder


Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)