Um espaço de aprendizagem

Sobre o fórum

Pulamos de uma era onde poucas pessoas tinham acesso à internet a uma era de mídias sociais, então muitas pessoas nunca tiveram a experiência de frequentar fóruns na internet. Este guia é para essas pessoas. Caso você já tenha utilizado qualquer fórum neste estilo, este guia provavelmente não será muito útil para você.

O que é um fórum?

A palavra fórum por si só se refere a um lugar centralizado onde pessoas discutem sobre um determinado tema. Porém, na internet, geralmente utilizamos fórum para nos referir a um fórum de discussão, um sistema específico, geralmente com base em um site, onde pessoas se registram para discutir sobre um determinado tema.

No caso do fórum do Orientando, o tema é o próprio site, além da comunidade LGBTQIAP+ em geral.

Quais as principais diferenças entre fóruns e redes sociais?

Redes sociais colocam ênfase em compartilhar informações. Ainda que tenham comentários, muitas vezes eles não possuem destaque algum, e não há informações interessantes contidas neles. Em fóruns, o foco passa para as discussões dos “comentários”, então se prepare para ler e escrever bastante! Existem postagens em redes sociais onde os comentários são importantes, e tópicos em fóruns onde só o conteúdo original é importante, mas são exceções, não a regra geral.

Por conta da ênfase em discussão, a estrutura muda bastante. A moderação de fóruns tende a ser mais ativa do que em redes sociais, as regras tendem a ser mais restritivas para que as pessoas possam discutir em um ambiente mais limpo de comentários genéricos e insultos, e o conteúdo que você encontra tem muito mais a ver com os assuntos que você procura do que com seu círculo de amizades.

Mas que tipo de discussão temos para fazer em relação a questões LGBTQIAP+?

Podemos discutir sobre termos e quando podem ser utilizados, podemos tirar dúvidas sobre nossas identidades ou sobre identidades específicas, podemos falar sobre nossas experiências em outras comunidades, podemos sugerir e discutir sobre novas bandeiras de orgulho, podemos discutir sobre sistemas de opressão e o que eles incluem ou não incluem, etc.

Além de espaços LGBTQIAP+ lusófonos inclusivos geralmente não terem lugar amplo para discussão, o que é fundamental se não quisermos simplesmente esperar traduções de discussões de outros lugares, o fórum pode ser uma boa oportunidade para tirar suas dúvidas, trocar experiências e conhecer pessoas.

Como funciona um fórum de discussão?

A maior parte dos fóruns na internet se divide em categorias, áreas, tópicos e respostas.

Os nomes das categorias geralmente indicam que áreas você vai encontrar nelas. Os nomes das áreas geralmente indicam que tópicos você vai encontrar nelas. Os nomes dos tópicos geralmente indicam seu conteúdo (postagens).

Tanto categorias quanto áreas já estão prontas. Apenas a administração do site pode decidir fazer novas ou retirar existentes. Já tópicos e postagens podem ser feites por qualquer pessoa registrada.

No Orientando, temos quatro categorias:

A categoria Site cobre assuntos relacionados ao site em si, como avisos sobre novas funções, dúvidas sobre as seções do site e sugestões de novas páginas.

A categoria Comunidade cobre assuntos relacionados a identidades LGBTQIAP+ e/ou às pessoas do fórum, como tópicos de introdução, tópicos discutindo sobre heteronormatividade e tópicos sobre descobrir ou entender identidades.

A categoria Artes cobre assuntos relacionados a artes, como livros, filmes, desenhos, performances, tutoriais ou plataformas relacionadas com arte.

A categoria Off-Topic é para assuntos que não são relacionados ao site, ao assunto do site, a artes ou à comunidade do site, como discussões sobre séries e filmes em geral, ou discussões sobre discriminações como misoginia, racismo ou capacitismo.

Imagem do menu da barra superior mostrando os links do fórum
É possível acessar diretamente qualquer categoria!

As categorias são agrupamentos bem genéricos, pra dar direções iniciais e um pouco de organização. Já as áreas tentam especificar mais os assuntos.

Por exemplo, dentro da categoria Comunidade, temos a área Identidades, para falar sobre identidades LGBTQIAP+ em geral; a área Opressões, para falar e discutir especificamente sobre discriminação; a área Socialização, para que as pessoas do fórum possam se conhecer melhor e participar de jogos de fórum em um ambiente mais descontraído; e a área Grupos & Eventos, para combinar encontros, divulgar grupos e divulgar outros tipos de confraternizações.


Screenshot da categoria Comunidade e de suas áreas

(Para saber em detalhes o que cada área pode conter, confira este tópico!)

Dentro de cada área é que conseguimos ver os tópicos, às vezes também chamados de assuntos. Tópicos são aonde as discussões são feitas. Cada tópico tem um título, que é importante por ser o único trecho do tópico disponível fora dele, e conteúdo, que por sua vez é separado em postagens.

Postagens são as unidades de um tópico. Cada resposta (comentário) a um tópico é chamada de postagem, e o conteúdo do tópico em si também é chamado de postagem. Falaremos mais sobre postagens depois.

Uma área com seus tópicos é equivalente à linha do tempo de um grupo onde qualquer pessoa registrada pode postar em uma rede social. Quando uma pessoa posta um tópico, ele vai para o topo da lista de tópicos daquela área. Quando outra pessoa postar outro tópico, ou responder outro tópico, será aquele tópico que irá para o topo da lista. Pessoas que entram na página da área vão encontrar o seguinte layout:


Tópicos na área Opressões

Alguns dados são fáceis de entender à primeira vista. Outros podem não ser, e é isso que eles significam:

  1. Tópicos com fundo amarelo são tópicos fixados. Isso significa que sempre aparecerão acima de outros tópicos. Geralmente, tópicos fixados contém informações úteis ou avisos importantes;
  2. Alguns tópicos estão fixados não só na área em que você está, mas em todo o fórum. Na área marcada, é possível ver onde originalmente foram criados. Estes tópicos podem ser chamados de super fixos, ou de anúncios universais, e sempre aparecem antes dos tópicos fixos “comuns”, que são os que só aparecem na área aonde foram criados;
  3. Tópicos com links pretos e marcados com cadeado são tópicos chamados de fechados, bloqueados ou trancados. Não é possível responder a estes tópicos, a não ser que você tenha poderes de moderação na área em que o tópico está;
  4. Vozes indica quantes usuáries diferentes contribuíram com o tópico. Se só duas pessoas fazem postagens em um tópico, uma respondendo à outra, haverão sempre duas vozes, independentemente do número de postagens;
  5. Posts indica quantas postagens foram feitas no tópico, contando com a postagem original do tópico. Se alguém faz um tópico, e uma resposta for postada nele, o tópico possui duas postagens (ou posts), mesmo que quem tenha respondido tenha sido a pessoa que criou o tópico;
  6. A última coluna indica há quanto tempo foi a última postagem feita no tópico, e quem a fez;
  7. Com a exceção dos tópicos fixos, este é o tópico mais alto na lista, então é o tópico com atividade mais recente nesta área. A partir deste tópico, os tópicos estão listados na ordem do que tem atividade mais recente até o com atividade menos recente. Tudo isso é calculado com base na última resposta, mas se o tópico não tiver respostas, a base é quando o tópico foi criado;
  8. Aviso de conteúdo. Qualquer tópico que tratar de assuntos potencialmente desconfortáveis, como conteúdo sexual, discursos de ódio e descrições de abuso, deve ter um aviso em seu nome, para que pessoas possam evitá-lo ou se preparar mentalmente para seu conteúdo. Caso os avisos não possam ser descritos de maneira suficientemente descritiva só pelo título, deverá ter um parágrafo no início da primeira postagem detalhando com que tipo de conteúdo pesado o tópico vai lidar.

Finalmente, vamos falar de postagens.

A primeira postagem de um tópico muitas vezes é chamada de postagem original. Isso porque ela inicia o tópico, enquanto outras postagens são apenas as respostas a este tópico.

Novamente, ao contrário de blogs e de redes sociais, que geralmente colocam o foco no que seria a postagem original, fóruns possuem o objetivo de discussão. Ainda que a postagem original inicie o assunto, o que se espera de um bom tópico é que contenha várias respostas, que vão avançar a discussão. Por isso, é recomendável que você leia tudo o que foi postado antes de postar, já que fazer comentários fazendo os mesmos pontos que outras pessoas dá a impressão que você não tem interesse na discussão.

Sua postagem vai ter o mesmo espaço que outras, e provavelmente será lida pela maior parte das pessoas que estão dispostas a responder ao tópico, ou que se interessam pelo assunto. Portanto, fazer um monte de comentários de uma vez só ao invés de editar sua postagem original ou fazer comentários sem sentido ou que não adicionam ao assunto sendo discutido é má etiqueta, e passível de punição em vários fóruns. No Orientando, temos uma regra sobre não ser irritante de propósito, então é provável que uma punição não seja imediata, e seja aplicada apenas se esse comportamento for constante.

(Leia o resto das regras do fórum clicando aqui!)

Devo responder à postagem original ou à discussão atual?

Você pode fazer ambas as coisas na mesma postagem! A discussão pode evoluir em um ou mais sentidos dentro de um tópico, mas caso você queira falar sobre algo que só foi mencionado na postagem original, você pode responder a isso. Você pode responder a várias postagens de pessoas diferentes que foram feitos em quaisquer pontos do tópico.

Você pode citar postagens específicas utilizando a opção quote (citação) em qualquer postagem:

É possível utilizar esta opção em várias postagens, assim citando todas as que você quiser. Na caixa de resposta, é possível tirar parte de seu texto original, para que você possa focar em uma parte do texto, ou resumir a postagem citada para ela não ocupar tanto espaço em sua resposta.

O que é derail?

Derail, ou descarrilhamento em português, é a prática de mudar completamente o assunto original do tópico.

É natural que o assunto possa ir evoluindo com o avanço das discussões, mas geralmente “fazer derail” se refere ao ato de propositalmente tentar mudar o assunto do tópico ou atrapalhar a discussão falando de outros assuntos. Novamente, caso uma pessoa insista nesta prática, ela pode chegar a ser punida.

Além de quote, existem outras tags que posso usar para formatar texto?

Este tópico contém vários dos códigos de formatação de texto. Porém, como ele foca em assinaturas, ignora alguns dos outros possíveis códigos. Talvez façamos um tutorial mais abrangente no futuro.

Para quem sabe os básicos de HTML, os códigos mais simples também funcionam em postagens. Códigos mais complexos podem ser utilizados apenas pela administração do site.

Qual a diferença entre moderação e administração?

Uma equipe de moderação tem a função de organizar o fórum, movendo tópicos, deletando tópicos ou postagens, suspendendo ou banindo usuáries e editando postagens. Tudo de acordo com decisões da equipe do fórum e com as regras.

Uma equipe de administração cuida do site em si, tendo a função de criar ou deletar áreas e categorias, instalar novas funções do fórum, resolver bugs, realizar manutenções, entre outras ações similares. Como o Orientando é mais que um fórum, nossa equipe de administração pode modificar coisas em todo o site.

Decisões sobre as regras e sobre o rumo do site e do fórum geralmente são feitas em equipe e muitas vezes com consultas a usuáries “comuns”, ainda que a administração geralmente tenha mais poder de decisão.

No caso do Orientando, ainda não temos moderadories pelo fórum ser pequeno demais para necessitar de gente para essa função específica.

Não entendi direito alguma coisa escrita nesta página!

Não precisa se preocupar! Você pode fazer um tópico para postar suas dúvidas ao final desta página.

Você também pode ir frequentando o fórum sem muitas preocupações com os significados de certas coisas, ao menos inicialmente. Afinal é provável que você seja avisade caso esteja postando no lugar errado ou quebrando alguma regra.