Um espaço de aprendizagem

Preferência de gênero

Preferência de gênero, ou preferência por gênero, é um aspecto que pode ocorrer em orientações multi, isto é, orientações definidas pela atração por mais de um gênero.

Este fenômeno pode ocorrer de duas maneiras:

  1. A pessoa pode escolher algum ou alguns gêneros conscientemente. Por exemplo, uma mulher bissexual pode achar melhor fazer sexo com mulheres e assim procurar mais relações com mulheres, ou ume andrógine pansexual pode preferir apenas ter relação com outras pessoas não-binárias, por compartilhar desta experiência.
  2. A pessoa é atraída sem pensar mais por certos gêneros do que por outros. Por exemplo, uma pessoa agênero omnissexual pode sentir atração sexual mais frequentemente por homens do que por outros gêneros, ou um demihomem polirromântico pode ter se apaixonado por mais pessoas agênero e mulheres do que por pessoas de outros gêneros.

Enquanto heteroflexível e homoflexível são rótulos que podem ser utilizados para descrever uma pessoa que normalmente sente atração por certo gênero, mas que às vezes sente atração por outro gênero também, não é necessário se identificar como uma destas identidades para possuir uma preferência. Você pode se identificar como bi, pan, poli, omni, nãofem, penulti, ou o que for, e ter preferência por um ou mais gêneros.

É válido refletir se certas atrações podem estar sendo suprimidas por monossexismo internalizado; ou seja, por você não querer pensar que pode ser bi/pan/etc. ao invés de hétero ou gay. Afinal, é comum pensar que pessoas multi precisam “escolher um lado”, ou que são sujas ou promíscuas por sentirem atração ou por terem relacionamentos com pessoas de gêneros diferentes.

Porém, muitas pessoas que sabem que com certeza são bi, pan, omni, tri, poli, ou de outras orientações multi, possuem total consciência de suas atrações, e ainda possuem preferência por algum ou por alguns gêneros.