Um espaço de aprendizagem

Outros tipos de orientações

Existem outras orientações além da sexual e da romântica. Na maior parte das vezes, estas atrações são apenas utilizadas pelas comunidades arromânticas e assexuais, especialmente por pessoas que não conseguem sentir atração romântica ou sexual. Mesmo assim, você não precisa ser a-espectral para usar orientações baseadas nesses tipos de atração, ou para falar sobre sentir ou não sentir esses tipos de atração.

De qualquer forma, não é necessário tentar se categorizar em todas as atrações possíveis, mesmo que você faça parte das comunidades assexual e arromântica e sinta outros tipos de atração. Estes são apenas termos para auxiliar pessoas a entenderem seus sentimentos de atração, e se eles não são úteis ou fáceis para você, você não precisa utilizá-los.

Estes tipos de atração geralmente podem ser divididos entre físicos (baseados em apreciar o físico de alguém ou em querer proximidade física com alguém, também inclui atração sexual) e emocionais (baseados em querer proximidade emocional com alguém ou em gostar de como a pessoa é em relação a gostos, emoções, personalidade, etc., também inclui atração romântica). Mesmo assim, raramente pessoas categorizam como sentem atração física ou emocional num geral, e pessoas podem sentir que os tipos de atrações que sentem não são completamente físicos ou emocionais.

Atração estética: Atração por como alguém se parece, mesmo sem envolver sentimentos sexuais;

Atração platônica: Vontade de ter intimidade emocional com alguém, sem necessariamente envolver sentimentos românticos ou sexuais. Para muitas pessoas (especialmente arromânticas), atração platônica vai além de um desejo de amizade, mas outras pessoas usam atração platônica para indicar desejo de amizade;

Atração sensual ou sensorial: Desejo de tocar, de trocar carinho, de ter proximidade física com alguém, mesmo sem envolver desejos sexuais;

Atração alternativa (tradução livre de alterous): Desejo de familiaridade e intimidade com alguém, de forma geralmente descrita como entre platônica e romântica. Porém, esta atração pode incluir qualquer atração emocional que não seja nem 100% platônica e nem 100% romântica;

Uma bandeira dividida em 7 faixas horizontais de mesmo tamanho, sendo elas rosa, preta, cinza, branca, cinza, preta e rosa. No centro da bandeira, há um coração amarelo que vai um pouco além das faixas de cor cinza.

Bandeira queerplatônica

Atração queerplatônica ou quasiplatônica: Desejo de formar um relacionamento queerplatônico ou quasiplatônico com alguém. Dependendo do caso, esta atração pode ser considerada um subtipo da atração alternativa ou da atração platônica.

Relacionamentos queerplatônicos ou quasiplatônicos (RQPs ou QPRs): Estes relacionamentos geralmente diferem de amizades por ter algum tipo de compromisso envolvido; pessoas nestas relações podem almejar morar juntas, trocar carinhos interpretados como românticos, terem exclusividade sexual entre si, entre outros fatores, sem ter atração romântica envolvida. O conceito de orientação queerplatônica/quasiplatônica foi feito especialmente para este tipo de relacionamento, mas muitas pessoas usam orientações platônicas ou alternativas para descrever em quais situações ficam com vontade de ter parceires queerplatôniques.

Originalmente, o conceito de relacionamentos queerplatônicos cobria qualquer desejo de relacionamento compromissado que não era completamente romântico, mas com o passar do tempo cada vez mais pessoas começaram a ver RQPs apenas como um tipo de relacionamento platônico, ou como um tipo de relacionamento 0% romântico só que mais profundo do que uma amizade.

Uma pessoa que é capaz de sentir atração romântica mas que só tem interesse em ter relacionamentos queerplatônicos pode se dizer amorplatônica.

Um relacionamento entre duas pessoas que não sentem o mesmo tipo de atração uma pela outra (por exemplo, uma pessoa sente atração alternativa pela outra, mas a outra sente atração romântica, ou uma pessoa sente atração romântica e sensorial enquanto a outra sente atração sexual e sensorial) pode ser chamado de varicionamento ou de varirrelação (variship/vari-relationship).

Um relacionamento cuja natureza muda de tempos em tempos (por exemplo, um relacionamento que às vezes é platônico, às vezes é alternativo e às vezes é sexual) pode ser chamado de ondulacionamento ou ondação (wavership).

Esta postagem em Assexualidade Brasil também menciona também outros tipos de atrações, como intelectual e social. Esta postagem tem mais algumas. Atrações podem ser categorizadas de diversas formas por diferentes pessoas, de acordo com suas necessidades. Assim como não há limites em relação a quantos rótulos de gênero ou prefixos de orientação podem existir, não há limites para a categorização dos tipos de atração.

Uma bandeira composta por 5 faixas horizontais de mesmo tamanho, nas cores azul clara, rosa, azul, amarela e azul clara. Todas as cores possuem tons meio pastéis.

Bandeira panalternativa

As orientações derivadas destes tipos de atração funcionam do mesmo jeito que orientações sexuais e românticas: se adiciona um prefixo ao tipo de atração. Por exemplo, uma pessoa pode ser aplatônica, bissensual ou poliestética.

Também deve ser notado que se uma pessoa diz que é assexual e arromântica, mas utiliza alguma outra orientação junto destas, a pessoa deve estar se referindo a uma destas orientações. Por exemplo, uma pessoa que se identifica como uma lésbica assexual e arromântica pode ser uma mulher que só sente atração alternativa e/ou queerplatônica por outras mulheres.

No entanto, também é possível que a pessoa simplesmente tenha exceções a não sentir atração, e estes casos de atração podem ser descritos com a orientação lésbica, ou que a pessoa não saiba/queira categorizar que tipo de atração não-sexual e não-romântica que sente.


Outras referências: 1 (tipos de atração), 2 (idem), 3 (RQPs), 4 (atração queerplatônica), 5 (diferença entre atração queerplatônica e alternativa), 6 (atração alternativa), 7 (histórico de queerplatônique), 8 (conceitos adjacentes a queerplatônique), 9 (amorplatônique), 10 (varirrelações), 11 (ondações), 12 (atração física e emocional).