Um espaço de aprendizagem

Proquu

Bandeira proquu

Pessoas proquu são pessoas que se identificam como masculinas que sentem atração por outras pessoas que se identificam como masculinas.

Masculinidade é um conceito subjetivo; não depende de gênero, de características físicas e nem de gênero designado, só de identificação pessoal.

É possível se identificar tanto como proquu quanto como gay, bi, cetero, etc., desde que isso faça sentido em relação às experiências da pessoa.

Proquu é uma identidade feita com pessoas não-binárias que não estão confortáveis com as conotações binárias de gay em mente, o que é útil especialmente para pessoas não-binárias que sentem conexões com masculinidade, mas não com ser homem. Isso é possível para pessoas mascugênero, nonpuers ou pessoas libramasculinas, por exemplo; ou até para pessoas que não necessariamente envolvem masculinidade em seu gênero, como pessoas gênero-vácuo ou gênero-estrela que se consideram masculinas.

Ainda assim, existem pessoas que se sentem desconfortáveis com esta identidade, pela possibilidade dela ser utilizada para rotular pessoas como masculinas contra a sua vontade (especialmente pessoas não-binárias que “parecem homens” mas que não se identificam como tal ou mulheres trans), ou pela possibilidade dela ser utilizada para excluir pessoas com “características femininas” que se identificam como homens ou homens não-binários; especialmente se tratando de pessoas transmasculinas. Mesmo que casos destes sejam raros, já que proquu é uma identidade raramente conhecida, é importante reiterar que a identificação com masculinidade e/ou com feminilidade é opcional, e não deve ser forçada em ninguém, não importa o quanto você acha que “combina” com seu jeito e/ou corpo.

A identidade proquu foi provavelmente cunhada em 2014, por usuárie no-bucks-for-this-doe no Tumblr. Sugestões para sua bandeira foram enviadas para e postadas no blog Pride Flags For Us não muito tempo depois. A bandeira de cinco faixas (horizontais de mesmo tamanho; azul real clara/azul celeste/azul turquesa clara/verde chá/verde caçador escura) era a mais simples entre as sugestões, e foi a que ganhou mais popularidade.

Proquu é o mesmo prefixo em inglês (proquusexual, proquuromantic, proquusensual, etc).


Links adicionais: