Um espaço de aprendizagem

Poli

Bandeira pôli ou polissexual

Pessoas poli/póli/pôli sentem atração por vários/múltiplos gêneros diferentes. É comum descreverem poli como “atração por vários gêneros, mas não por todos”, mas não é obrigatório que uma pessoa atraída por todos os gêneros tenha que utilizar algum rótulo além de poli.

Pessoas ignorantes sobre gêneros não-binários tendem a erroneamente caracterizar poli de forma cissexista, como “atração por pênis, vagina, pessoas do sexo masculino femininas e pessoas do sexo feminino masculinas”, “atração por homens, mulheres, pessoas trans e pessoas intersexo”, ou qualquer coisa parecida. Porém, pessoas poli não tendem a definir sua orientação desta forma.

Também é bom lembrar que polissexual, polirromântique ou qualquer outro rótulo relacionado à orientação poli não tem a ver com o conceito de poliamor, que é um relacionamento compromissado consensual entre mais de duas pessoas. Pessoas poliamorosas não necessariamente possuem a orientação poli, e pessoas poli não são necessariamente poliamorosas. Obviamente, é possível também ser poli em ambos os sentidos.

Bandeira polirromântica

É difícil encontrar boas fontes sobre a história do termo, porque ele é utilizado de várias formas diferentes. É possível encontrar uma postagem no deviantArt datada de 2011 com a definição de polissexual mais ou menos como está aqui, e é bem possível que polissexual como um termo coeso tenha surgido na década de 90 ou de 2000. Algumas publicações bi dos anos 90 citam polissexual como alternativa a bissexual, mas geralmente como um termo com a mesma definição mas que seja mais inclusivo à possibilidade de atração além dos gêneros binários.

A bandeira poli, que também é frequentemente categorizada como polissexual, foi criada por Samlin e divulgada no Tumblr fuckyeahpolysexuality (atualmente uma conta desativada), provavelmente por volta de 2012 (há um compartilhamento datado de 11/07/2012). Suas faixas – rosa, verde e azul – foram inspiradas pelas bandeiras bi e pan, por serem orientações multi parecidas.

A bandeira polirromântica foi feita por uma pessoa cuja conta no Tumblr está atualmente desativada.

O prefixo poli é poly em inglês (polyromantic, polysexual, polyalterous). Porém, é comum reduzir o nome da identidade para ply caso o assunto em questão seja a orientação em geral, para não confundir com pessoas da Polinésia (abreviadas como Poly) ou poliamorosas (polya ou polyam).

Na língua portuguesa, algumas pessoas usam pli para falar da orientação para diferenciar de outros usos da palavra poli, mas isso é incomum.


Links adicionais: