Um espaço de aprendizagem

Omni

Bandeira omni, por Roswell

Pessoas omni são atraídas por pessoas de todos os gêneros. Geralmente, pessoas que escolhem omni ao invés de pan querem se diferenciar da identidade pan de alguma maneira, principalmente pelos seguintes motivos:

  • A identidade pan é muitas vezes descrita como “atração independentemente de gênero”, o que pode não ser ideal para quem considera gênero como fator importante na atração, ou para quem possui alguma preferência por gênero;
  • Algumas pessoas omni dizem que ser omni vai além de pan, e inclui não-humanes capazes de consentir; ou seja, essas pessoas acreditam que se houvesse a oportunidade de conhecer alienígenas ou seres sobrenaturais com a capacidade de consentir, teriam atração por êlus também.

Durante a pesquisa para o material desta página, foi achada uma menção sobre talvez omni ser uma identidade mais utilizada no Reino Unido enquanto pan seria mais utilizada nos Estados Unidos, mas não conseguimos comprovar nada disso até agora.

A identidade omni tem origem incerta. Omni é um prefixo que significa todes, assim como pan, e é possível deduzir que ambas as identidades tenham tido origens parecidas, só que algumas pessoas acabaram utilizando um prefixo diferente. Porém, isto é apenas especulação. O termo omnisexual, em inglês, pode ser encontrado em diversos estudos desde os anos 70, e em alguns até antes disso, mas não podemos dizer com certeza se o termo tinha o mesmo sentido que tem nos dias de hoje.

Aparentemente, usuárie victimofrebellion no Tumblr (conta atualmente desativada) “cunhou” a identidade omni, tanto como orientação quanto como gênero, dizendo que omni cobre “muites, mas não todes”. Omnigênero possuiria uma definição parecida com a de pangênero, ou até mesmo de poligênero, enquanto omni como orientação significaria pan com exceções, ou simplesmente atração por todos os gêneros.

A bandeira omni mais comum é formada por cinco faixas horizontais de mesmo tamanho, nas cores rosa clara, rosa fúcsia, roxa escura, azul índigo e azul celeste. Ela foi criada por Roswell (pastelmemer no Tumblr/deviantArt).

Bandeira omni por hyaenahart

Porém, existem também outras bandeiras omni. Uma delas foi criada por hyaenahart no Tumblr (conta atualmente em branco), existe pelo menos desde 2014, e foi criada com o intuito de cobrir a definição de victimofrebellion; ou seja, ela cobre tanto a orientação omni quanto omnigênero. Tem um layout bem parecido com a bandeira de Roswell, mas as cores são ligeiramente diferentes: uma cor rosa clara um pouco diferente, lavanda, roxa clara, azul aço e azul pálida. As cores representam, nas palavras de hyaenahart, “o binário de gênero e todos os gêneros entre estes […] mostram até que gêneros binários são mais do que parecem”.

Isso deixa implícito que todos os gêneros não-binários estão entre os binários, o que é incorreto. Porém, utilizar uma bandeira não significa necessariamente concordar com seu significado original, e algumas bandeiras até mudaram de significado com o passar dos anos.

Bandeira omnissexual postada por volatilejellyfish

Outra bandeira omni, que aparentemente nunca ganhou muita tração, foi postada por volatilejellyfish no Tumblr em 7 de novembro de 2015. É apenas descrita como uma bandeira omnissexual. É composta por oito triângulos, formados por um fino asterisco preto que corta a bandeira de pontas a pontas. Começando do canto superior direito, temos, em sentido horário, as cores roxa, cinza clara, preta, salmão, amarela, verde escura, branca e azul céu.

Como essa bandeira não aparece em nenhum outro lugar, é possível deduzir que foi volatilejellyfish quem a criou, mas ela não diz nada sobre ter criado a bandeira ou sobre os significados da bandeira.

Omni é o mesmo prefixo em inglês (omnisexual, omniromantic, omnialterous, etc).


Links adicionais:

Pular para a barra de ferramentas