Um espaço de aprendizagem

Nin

Bandeira nin

Bandeira nin

Pessoas nin, nee, neutre, ou ne sentem atração por pessoas neutras (às vezes por pessoas andróginas também) – ou seja, por pessoas que associam seu gênero ou aparência com neutralidade (ou, às vezes, androginidade).

Este termo deve ser utilizado/definido com cuidado. É muito fácil se aproveitar de um termo que é caracterizado por atração por uma característica relativamente interpretativa, como neutralidade ou androginidade, para ignorar o gênero de pessoas trans e não-binárias por achar a aparência delas “neutra” ou “andrógina”, o que é cissexista.

Isso não significa que o termo é problemático, mas sim que ele só deve ser aplicado caso sua atração em geral tenha sido direcionada a pessoas que, ao menos no momento da atração, se caracteriza(va)m como neutras ou andróginas, seja por serem transneutras ou libra-andróginas, seja por se caracterizarem como pessoas agênero ou andrógines de estética neutra ou andrógina.

Caso isso faça com que o termo difícil de usar, neu- (atração por pessoas sem gênero), bi- (atração por dois ou mais gêneros), ou cetero- (atração por pessoas não-binárias) podem ser rótulos mais adequados, dependendo do caso.

Algumas pessoas também definem nin como atração por pessoas neutras ou não-binárias no geral, o que é inadequado, porque dá a entender que todas as pessoas não-binárias se identificam dentro de um padrão neutro ou andrógino em relação a gênero e/ou aparência, o que não reflete a realidade. (Até androginidade e neutralidade não são a mesma coisa, dependendo da pessoa e do contexto.)

Bandeira ninromântica

Bandeira ninromântica

É difícil achar a história do termo e da identidade nin. Sabe-se que nin é uma identidade relacionada com min e fin, que são alternativas propostas para androssexual e ginessexual, orientações muitas vezes utilizadas para significar “atração por pênis” e “atração por vaginas” respectivamente, mesmo que também possam significar “atração por homens e pessoas masculinas” e “atração por mulheres e pessoas femininas”.

Também é possível deduzir que esta identidade tenha sido criada em 2015, porque só começam a comentar sobre fin, min, e nin nesse ano.

A bandeira nin foi feita por Roswell (pastelroswell no Tumblr) e Caesar (mutezeppeli no Tumblr). Ela foi postada no blog Pride Flags For Us no dia 22 de junho de 2015.

NIN é uma sigla que significa “neutre por natureza” (neutral in nature). O prefixo não foi mudado em relação à língua inglesa. Uma adaptação para a língua portuguesa propõe NEE, significando Neutre Em Essência.


Links adicionais: