Um espaço de aprendizagem

Mud

Bandeira dividida em cinco faixas horizontais do mesmo tamanho, sendo que também há linhas brancas separando a primeira faixa e a última faixa das faixas do meio. A primeira faixa está dividida em três retângulos - sendo o do meio um pouco maior do que os outros - divididos por mais linhas brancas, e tem as cores verde, cinza e roxa pálida clara. A segunda faixa é azul pálida clara, a terceira faixa é branca, a quarta faixa é salmão clara e a quinta faixa também está dividida como a primeira faixa, mas suas cores são amarela, laranja e vermelha em tons claros e pálidos. No centro das três faixas centrais, há um coração nas cores da bandeira arco-íris (faixas vermelha/laranja/amarela/verde/azul/roxa).

Bandeira mud

Pessoas novo ou mud são pessoas cuja atração muda de acordo com seu gênero. Por envolver mudanças de gênero, apenas pessoas gênero-fluido ou em situações similares podem ser desta orientação.

Esta orientação não é para pessoas que precisam mudar de rótulo quando mudam de gênero – por exemplo, uma pessoa gênero-fluido que sempre sente atração somente por mulheres, mas que diz que é lésbica quando é mulher e hétero quando é homem – mas sim para pessoas cuja atração em si muda. Por exemplo, uma pessoa gênero-fluxo que é assexual quando agênero e bissexual quando é mulher.

É possível que, para certas pessoas, exista certa lógica em relação às suas mudanças na atração. Por exemplo, certas pessoas dizem ser assexuais devido à sua disforia de gênero – e pessoas cujo gênero muda podem ter seu tipo e/ou nível de disforia mudando também – enquanto certas pessoas não-binárias dizem ser pan porque não conseguem dar atenção ao gênero de qualquer pessoa. Também existem pessoas que associam sua ausência de atração com sua ausência de gênero.

Retângulo composto por seis faixas horizontais de mesmo tamanho, em tons de azul que variam de um médio escuro até um médio claro, sobrepostas por um coração dividido em faixas em uma sequência de tons oposta

Bandeira mud

Mesmo assim, é importante não tentar justificar a orientação alheia, ainda mais se for para tentar dizer que um rótulo útil para a pessoa é inadequado, por ser temporário ou obscuro demais. Pessoas mud podem ter diversas mudanças em atração, e, assim como em outras orientações, atração ou falta de atração por qualquer gênero não precisam de justificativas.

A orientação mud foi cunhada por universerosequartz no Tumblr (conta que depois foi desativada), possivelmente em 2014. Existem evidências da primeira bandeira ter sido feita no mesmo ano.

A primeira bandeira basicamente representa todas as orientações possíveis. Porém, por ser poluída demais, funCatty fez outra bandeira, a que tem um coração e vários tons de azul.

Retângulo separado em cinco faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores rosa, branca, amarela, branca e azul. Flechas pretas viradas para cima estão localizadas após um terço de cada faixa branca, e flechas iguais mas viradas para baixo estão localizadas após dois terços das mesmas faixas.

Bandeira mud

Por volta de 26 de maio de 2017, socialjusticeichigo no Tumblr fez outra bandeira mud. Seus significados são:

  • Cor rosa: Mulheres e pessoas femininas;
  • Cor amarela: Pessoas não-binárias;
  • Cor azul: Homens e pessoas masculinas;
  • Faixas brancas com setas: transição entre identidades.

Esta identidade é referida somente como novo na língua inglesa, a palavra em latim para mudança (novosexual, novoromantic, novoalterous, etc). O prefixo mud vem de mudança.


Links adicionais: