Um espaço de aprendizagem

Cupio

Bandeira cupio

Bandeira cupio

Pessoas cupio não sentem atração por ninguém, ou quase ninguém. Porém, sentem vontade de ter relacionamentos. Esta é uma orientação do espectro A, e, no geral, a comunidade cupio se considera um subtipo da comunidade assexual/arromântica.

Pessoas cupio podem acabar não entrando em relacionamentos para evitar a frustração de outras pessoas, ou até mesmo a própria; ou podem ter relacionamentos, só que sem atração.

É comum pessoas cupio serem apenas cupiossexuais (quererem sexo sem sentir atração) ou cupiorromânticas (quererem um relacionamento amoroso sem a capacidade de se apaixonarem), mas também é possível existirem pessoas cupiossexuais que também são cupiorromânticas.

Também é possível combinar cupio com outras orientações. Uma pessoa cupiocinza geralmente é alguém que raramente sente atração, mas que também deseja ter relacionamentos sem atração. Uma pessoa cupiobi geralmente é alguém que não sente atração, mas que deseja ter relacionamentos com pessoas de dois ou mais gêneros.

Cupio originalmente era kalos, um rótulo cunhado em junho de 2014 por Lou (nonbinary-santa no Tumblr, acelyssie na época). Porém, não só fizeram diversas piadas em relação à região Kalos de Pokémon, como Lou também descobriu que tinha entendido errado o que significava o prefixo kalos. Por isso, o rótulo foi trocado para cupio.

A primeira bandeira kalos, uma bandeira composta por quatro faixas horizontais de igual tamanho, sendo elas das cores preta, roxa, laranja, e branca, foi feita em 7 de junho de 2014, e foi amplamente criticada por ser muito agressiva aos olhos. Ela foi feita por Eris (chaotic-evil-gender no Tumblr).

No dia 18 de junho do mesmo ano, Dolly (crybabydyke no Tumblr) postou sua sugestão para a bandeira kalos: uma bandeira composta por quatro faixas horizontais de igual tamanho, sendo elas das cores cinza, azul clara acinzentada (comumente referido como roxo claro), branca, e rosa clara. Esta bandeira se manteve mesmo após a mudança do nome da orientação.

Segundo Dolly, as três primeiras faixas representam a bandeira assexual, enquanto a faixa rosa simboliza o desejo de e/ou a abertura a relações ou à ideia de ter relações, mesmo que não haja atração.

Cupio e kalos são também os nomes originais na língua inglesa (cupiosexual, cupioromantic, kalossexual, kalosromantic).


Links adicionais:

Pular para a barra de ferramentas