Um espaço de aprendizagem

Alt e Vse

Uma bandeira composta por 8 faixas horizontais do mesmo tamanho, em uma espécie de degradê que vai da cor azul à verde e finalmente à cor cinza.

Bandeira altsexual/altromântica

Pessoas alt ou vse são pessoas cuja orientação é influenciada por sues alters. Como ter membres em um sistema é um pré-requisito para esta identidade, apenas pessoas em sistemas (como, por exemplo, quem tem transtorno dissociativo de identidade) podem ser desta identidade.

Vse especificamente é um termo mais aberto, que ao invés de especificar que são alters influenciando, também inclui termos como headmates (“parceires de cabeça”) e membres do sistema.

O exemplo dado por quem cunhou alt é o de ume alter polissexual com preferência por pessoas de gêneros relacionados à feminilidade, que passa a sentir atração mais forte por homens por outres alters preferirem homens.

Tanto o nome da orientação alt quanto suas bandeiras foram postadas no Tumblr em 2015, por Michael (theinsidesystem no Tumblr). Não foi dada nenhuma explicação para o simbolismo das bandeiras.

Uma série de triângulos apontados para cima. Há um triângulo amarelo na parte central encostado na linha de baixo da bandeira, e vários triângulos/chevrons em tons de rosa fracos que parecem sair desse triângulo. Os quatro tons de rosa vão de um bem claro até um relativamente escuro.

Bandeira vse

Já a cunhagem de vse ocorreu em 2018, por Bee (himboimpactor no Tumblr), por conta de Michael não acreditar e ser contra a ideia de sistemas poderem não ser formados por trauma. Assim, acaba sendo uma alternativa a quem se sente desconfortável usando a orientação alt. Vse significa todes em russo, segundo Bee, e está disponível a qualquer sistema que não exclua algum tipo de sistema.

A bandeira vse foi baseada no sistema de Bee, sendo que sua parte amarela representa Bee enquanto as partes cor de rosa representam sues headmates.

Os prefixos são os mesmos da língua inglesa (vsesexual/altsexual/vseromantic/altromantic/vseplatonic/altplatonic/etc.)


Links adicionais: