Um espaço de aprendizagem

Adfectu

Um retângulo composto por um fundo cinza, uma forma circular amarela clara no centro da bandeira e algo como um trapézio bege fundido acima de uma faixa horizontal da mesma cor na parte de baixo da bandeira.

Bandeira adfectu

Pessoas adfectu (da palavra em latim adfectus, que significa afetade, em possessão de, emocional ou enfraquecide) são pessoas que só sentem atração dependendo de seu estado mental. Esta é uma orientação exclusiva para sobreviventes de trauma e pessoas neurodivergentes.

Também é citado para esta orientação o significado de “atração afetada por neurodivergência/deficiência mental”, mas é possível que este significado seja uma distorção do significado dito acima, até porque existem outros termos que podem ser utilizados de forma mais geral para “atração afetada por neurodivergência”, como neuro- e -vague.

Existem poucos lugares falando desta orientação, então fica difícil saber quando foi cunhada. Existem registros de 2014, mas ela pode ter sido cunhada antes. Ela é creditada a genderfluidstrider (provavelmente no Tumblr) em uma postagem feita por Cor (epochryphal no Tumblr).

Um retângulo composto por um fundo cinza, uma forma circular amarela clara no centro da bandeira e algo como um trapézio verde fundido acima de uma faixa horizontal da mesma cor na parte de baixo da bandeira.

Bandeira adfecturromântica

As bandeiras adfectu foram feitas por uma pessoa anônima e publicadas no blog Ask Pride Color Schemes em 7 de maio de 2019. Segundo tal pessoa, o fundo cinza simboliza um estado mental, o círculo amarelo representa um estado mental diferente que pode ou não contrastar com o primeiro e a parte de baixo representa os níveis de atração e de repulsão. Esta parte de baixo muda de cor de acordo com o tipo de atração (sexual, romântica, etc.), mas também há uma bandeira geral para todas as pessoas adfectu.

Adfectu é o mesmo prefixo na língua inglesa (adfectusexual, adfecturomantic, etc). Ocasionalmente, existem referências aos prefixos adfectual, adfijicio, adfejicio e affectu, que teriam o mesmo significado.


Links adicionais: