Um espaço de aprendizagem

Assexual/Arromântique/etc.

Retângulo dividido igualmente em quatro cores: preta, cinza, branca e roxa.

Bandeira assexual

Pessoas assexuais são pessoas que não sentem atração sexual por nenhum gênero. Algumas pessoas assexuais não sentem atração sexual por ninguém, enquanto outras sentem atração sexual certas vezes, e/ou em certas circunstâncias.

Enquanto pessoas assexuais que sentem alguma atração sexual ainda possam se dizer assexuais, existe todo um espectro assexual para cobrir as necessidades de quem não se sente confortável se identificando como assexual sentindo alguma atração. Por exemplo, pessoas grissexuais sentem atração sexual de forma rara ou fraca, e pessoas acepulso possuem “picos” de atração sexual, onde sentem atração como pessoas não-assexuais.

Outras orientações do espectro assexual indicam que a pessoa pode não sentir nenhuma atração sexual, mas ainda não quer se identificar como assexual por se sentir diferente da maioria das pessoas que se identificam como assexuais, assim utilizando outros rótulos. Por exemplo, pessoas cupiossexuais querem ter relações sexuais, mesmo sem sentir atração, e pessoas caedossexuais são pessoas que são assexuais por causa de algum trauma.

O termo assexual como o conhecemos se popularizou no início dos anos 2000, por conta da AVEN (Asexual Visibility and Education Network, Rede Assexual para Visibilidade e Educação), mas há pessoas que se lembram do termo ter sido utilizado anteriormente. Nos anos 90, o termo podia ser associado com não ter genitália (uma variação intersexo), com não ter gênero, com não ter atração sexual e nem atração romântica, ou com todas essas coisas. Menções a termos como asexual e a-sexual existem desde os anos 60.

A bandeira assexual mais conhecida foi decidida em 2010 nos fóruns da AVEN, entre vários tópicos e enquetes. Seu design de faixas horizontais foi escolhido por referenciar a bandeira arco-íris de Gilbert Baker, o símbolo de orgulho LGBTQIAPN+ mais conhecido. As cores da bandeira assexual possuem os seguintes significados:

  • Preta: Assexualidade
  • Cinza: Espectro assexual
  • Branca: Simpatizantes fora do espectro assexual
  • Roxa: Comunidade

A questão de ter uma faixa para representar pessoas que não fazem parte do espectro assexual passou a ser controversa com o passar dos anos, e algumas pessoas chegaram a fazer designs alternativos para a bandeira assexual que não tivesse esse problema.

Três faixas na diagonal, sendo que a primeira e a última acabam parecendo triângulos compridos por isso. Uma faixa preta fica no canto superior esquerdo, da metade do lado esquerdo até o canto superior direito. Uma faixa roxa ocupa a metade inferior do lado esquerdo e vai até a metade superior do lado direito. O resto do espaço é ocupado por uma faixa cinza clara.

Bandeira assexual

Uma de tais bandeiras foi feita por InspectorCaracal em tootplanet.space (que não existe mais). Seu tom de roxo tem o código hexadecimal A000CE (“ACE” com zeros no meio), e a ideia é tornar a bandeira mais interessante para pessoas assexuais que não gostavam do tom pouco saturado da bandeira original.

Em contraste a isso, o coletivo AbrAce prefere ressignificar a faixa branca como representativa das diferentes relações que pessoas assexuais possuem com práticas sexuais. Como exemplo, o documento do coletivo cita os termos sexo-favorável, sexo-neutre e sexo-repulsive (de sex-favorable, sex-neutral e sex-repulsed), os quais geralmente descrevem pessoas assexuais que, (mesmo) levando em consideração a ausência de atração, gostam de ter relações sexuais, não se importam em ter relações sexuais e querem evitar ao máximo ter relações sexuais, respectivamente.


Retângulo composto por 5 faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores verde, verde clara, branca, cinza clara e preta.

Bandeira arromântica

Pessoas arromânticas são pessoas que não sentem atração romântica por nenhum gênero. Algumas pessoas arromânticas não sentem atração romântica por ninguém, enquanto outras se apaixonam só de vez em quando, de forma fraca, de forma vaga, sob certas condições e/ou afins.

Originalmente, o termo era apenas para definir pessoas assexuais que também não possuíam atração romântica. Com o tempo, porém, a comunidade arromântica foi se separando da comunidade assexual. Pessoas de qualquer orientação sexual podem ser arromânticas.

Assim como existe um espectro assexual, existe um espectro arromântico. E, nele, existem tanto pessoas grayrromânticas e aropulso quanto cupiorromânticas e caedorromânticas, além de muitas outras orientações. As definições são as mesmas do espectro assexual, é só substituir “atração sexual” por “atração romântica”.

Existem várias bandeiras arromânticas. Outras que são usadas de vez em quanto, além da que está aqui, são esta e esta. Porém, a que está nesta página é considerada a “oficial” na comunidade, já que estas outras bandeiras foram fortemente criticadas por similaridade a outras bandeiras ou dificuldade de olhar pra elas por conta de suas cores fortes.

Os significados das cores dessa bandeira arromântica mais usada, feita por cameronwhimsy no Tumblr, são:

  • Verde: Contrário de rosa, cor associada ao romance. Simboliza pessoas arromânticas;
  • Verde clara: Espectro arromântico;
  • Branca: Relações platônicas e sua importância;
  • Cinza e preta: Pessoas arromânticas assexuais e não-assexuais.

Retângulo composto por cinco faixas horizontais nas cores laranja, amarela, branca, azul e azul escura.

Bandeira aroace

Pessoas que são tanto arromânticas quanto assexuais (as quais podem se chamar de aroaces também) são comuns a ponto de haverem comunidades e bandeiras específicas para isso, além de subtipos e de vários termos feitos para que seja possível usar um termo só ao invés da junção de dois (sendo aidem um exemplo).

Algumas pessoas veem aroace como um termo que só pode ser usado por pessoas “puramente” assexuais e arromânticas, ao invés de todas as pessoas em ambos os espectros assexual e arromântico. Porém, isso não faz muito sentido, quando historicamente não só os termos aro e ace foram usados por pessoas que já sentiram alguma atração quando também as comunidades assexuais e arromânticas por si só tendem a aceitar pessoas em seus espectros usando os termos assexual e arromântique.

Uma das bandeiras aroace mais popularizadas foi feita por aeoaesflags no Tumblr e postada em 11 de dezembro de 2018. Aroaesflags já havia publicado uma bandeira aroace antes, a qual havia sido postada em 11 de outubro do mesmo ano, mas após discussões entre a comunidade, elu decidiu publicar outra. Os significados da bandeira final são:

  • Laranja: Comunidade. É para ser uma cor entre roxa e verde em uma roda de cores. Representa a união tanto de aroaces em si quanto o lugar de aroaces tanto em comunidades arromânticas quanto em comunidades assexuais;
  • Amarela: Amor e relacionamentos que existem fora de ideias convencionais e amatonormativas de relacionamentos românticos e sexuais;
  • Branca: Totalidade. A cor é usada para representar como aroaces que não buscam quaisquer tipos de relacionamentos ainda são pessoas inteiras;
  • Azuis: A identidade aroace e o espectro de identidades e experiências aroace. A cor foi escolhida por estar entre verde e roxo em uma roda de cores.

Retângulo composto por quatro faixas horizontais, nas cores roxa, azul, verde e amarela clara.

Bandeira aplatônica

Uma pessoa que se identifica como aplatônica pode estar se referindo a:

  1. Não ter vontade de ter relacionamentos queerplatônicos, também descritos como quasiplatônicos: relacionamentos populares na comunidade arromântica, por envolverem comprometimento e intimidade, sem envolver romance, e muitas vezes sem envolver sexo;
  2. Não ter capacidade ou vontade de formar ou de continuar amizades.

Pessoas que não querem que os dois significados se confundam podem utilizar aqueerplatônique ou aquasiplatônique para descrever alguém que não sente atração queerplatônica ou quasiplatônica, que se refere à vontade de formar relacionamentos queerplatônicos ou quasiplatônicos com alguém.

As primeiras três cores da bandeira aplatônica que está nesta página são o inverso de amarelo, marrom e rosa, que são cores que representam amizade. Já a faixa creme representa pessoas aplatônicas que não são nem assexuais e nem arromânticas, e que também não estão dentro destes espectros.


Retângulo dividido em três faixas horizontais do mesmo tamanho e uma faixa maior dividida em seis retângulos que são mais altos do que largos. As faixas são das cores preta, cinza e branca, enquanto os retângulos são roxo, verde, azul, laranja claro, amarelo e rosa.

Bandeira a-espectral

Além de pessoas assexuais, arromânticas, aplatônicas e aqueerplatônicas, existem pessoas assensuais, analternativas e outras. Qualquer espécie de atração que se aplica aos espectros assexuais ou arromânticos também pode se aplicar para orientações sensuais, platônicas, alternativas, etc.

O prefixo a- é o mesmo do inglês. (Asexual, aromantic, aplatonic, analterous, etc.)

O termo a-espectral é utilizado para quaisquer pessoas no espectro assexual/arromântico/etc. Assim como no caso dos espectros assexual e arromântico, o termo a-espectral é utilizado para cobrir não só a ausência total de atração mas também toda a “área cinza” entre ela e a presença frequente, constante e forte de atração, assim como outras orientações relacionadas, em relação aos mais diversos tipos de orientações.

Na língua inglesa, este termo se chama anattractional spectrum, ou aspec.


Pessoas que estão fora de algum espectro que denota falta de atração são chamadas de allo, alo ou zed; por exemplo, uma pessoa que experiencia atração sexual a um ou mais gêneros sem precisar de condições especiais para isso pode ser chamada de alossexual, ou de zedsexual.

Isso não significa que pessoas alo ou zed estejam sempre em relacionamentos, apaixonadas, excitadas, ou fazendo sexo. Só significa que não possuem experiências similares às experiências que pessoas do espectro assexual, arromântico, aplatônico, ou outros, compartilham entre seu próprio espectro.


Links adicionais: