Um espaço de aprendizagem

A-flux

Retângulo dividido em cinco faixas horizontais, nas cores vermelha, salmão, amarela, verde clara e verde.

Bandeira aroflux (toothcity)

Pessoas a(-)flux(o) variam entre sentirem e não sentirem atração em diferentes momentos. Também podem haver momentos onde a atração varia entre orientações a-espectrais (gris, ignota, dêmi, etc).

Originalmente, porém, a definição da palavra tinha a ver com vontade de realizar atos de certa natureza (sexuais, românticos, etc.), ao invés de ter a ver com atração. É difícil ver alguém definindo a-flux desta forma atualmente, mas pessoas que se encaixam na definição original também podem utilizar a-flux. Porém, a-slide é um termo criado especificamente para isso, caso alguém prefira explicitar que só há flutuação em vontade, e não em atração.

A-flux difere de gris/gray-a porque gris é um termo mais amplo que pode ter mais a ver com sentir atração por poucas pessoas e/ou com sempre sentir atração em um nível fraco, enquanto a-flux tem mais a ver com sentir atração frequente e/ou forte por certos períodos de tempo, e infrequente e/ou fraca ou inexistente em outros períodos.

Retângulo composto por cinco faixas horizontais do mesmo tamanho, que formam uma espécie de degradê entre a primeira faixa (rosa avermelhada) e a última faixa (roxa).

Bandeira aceflux (PFFU)

As primeiras postagens falando sobre as orientações aceflux e aroflux datam de 2014, e, embora a postagem original tenha sido deletada, sabe-se que ngc2068 no Tumblr criou a palavra e sua primeira definição.

A confusão entre a primeira definição e a atual provavelmente se deu com o tempo, a partir da primeira definição falar tanto de “flutuar entre ser assexual/arromântique e não ser” e de “gostar de sexo/romance às vezes e às vezes ter repulsa por esse tipo de coisa”. Este exemplo não tem a ver com ser assexual/arromântique ou não, e acabou que a definição foi priorizada em detrimento do exemplo falar de outra coisa.

A bandeira aceflux mais antiga foi postada no blog Pride Flags For Us em 10 de junho de 2015. Até o momento de criação desta página, não achei bandeiras aroflux ou analteflux antes da data mencionada, mas versões destas bandeiras baseadas em tal bandeira aceflux foram postadas no deviantArt Pride-Flags em 2015, com versões de outras orientações sendo enviadas nos anos seguintes.

Não foram divulgados significados detalhados para cada bandeira a-flux, mas pode-se deduzir que suas cores são uma transição de assexualidade (roxa), arromanticismo (verde), analternatividade (verde), etc., até zedsexualidade (rosa), zedromanticismo (rosa), alterocidade (azul), etc.

Retângulo composto por cinco faixas horizontais, nas cores laranja, laranja avermelhada, rosa avermelhada, roxa e violeta.

Bandeira aceflux (whimsy-flags)

Outras bandeiras foram feitas posteriormente por várias pessoas, tendo muitas vezes como objetivo principal contrastes mais adequados e/ou cores mais atraentes. Por exemplo:

  • Damien, whimsy-flags no Tumblr, refez ambas as bandeiras aceflux e aroflux, usando as mesmas ideias das bandeiras originais como base mas a cor laranja ao invés da rosa para representar o “lado alo”, e as postou em 3 de outubro de 2019.
  • Em 16 de fevereiro de 2020, toothcity (previamente the-circus) no Tumblr postou uma bandeira aroflux que passava por tons mais claros em comparação com a bandeira mais antiga postada em Pride-Flags.

Na língua inglesa, estas identidades são referidas como aceflux, aroflux, aplaflux/platoniflux, asensualflux/sensualflux/sensuflux, a-aesthetiflux e (an)altflux/(an)alteflux/(an)alterousflux. Embora aflux devesse ser o nome para a identidade em geral, ele também aparece sendo utilizado para se referir a pessoas que são tanto aroflux como aceflux.


Links adicionais: