Um espaço de aprendizagem

Transneutre

Bandeira transneutra

Bandeira transneutra

Pessoas transneutras são pessoas cujas identidades possuem alguma relação com um gênero neutro, ou com neutralidade. Pessoas transneutras podem:

  • Ser pessoas de gênero neutro, neutrois, agênero, ou de outras identidades relacionadas à neutralidade (embora provavelmente estas se identifiquem como seus gêneros, e não como pessoas transneutras, em relação à sua identidade individual);
  • Ser de um gênero qualquer, mas fazer transição para ter um corpo considerado mais neutro pela sociedade (tomar bloqueadores hormonais, fazer cirurgia para remoção de seios, barba, e/ou outras características consideradas sinais de gênero, etc.);
  • Ser de um gênero qualquer, mas adotar linguagem (artigo/pronome), tonalidade vocal, roupas, e/ou enfeites que não possuem associação com masculinidade ou feminilidade;
  • Ser de alguma identidade não exatamente neutra, mas associada a um gênero neutro ou à neutralidade (paraneutrois, libraneutre, demineutrois, altegênero-neutro, horoneutrois, etc).

A identidade transneutra pode ser utilizada tanto por pessoas que se identificam mais especificamente como outros gêneros, quanto por pessoas que não sabem/querem descrever suas identidades com outras palavras.

É também importante destacar que nem todas as pessoas que preenchem um ou mais dos quesitos listados podem querer se identificar como transneutras.

Um tópico no fórum The Transgender Boards em 2013 foi feito com o nome de trans neutral?, aonde usuárie venuscobra diz que algumas pessoas trans são “trans neutras”. Não há elaboração no que isto significa além de ser algo sem restrições; algo além de homem, mulher, e andrógine. Menções a transneutral aparecem em 2016 no Tumblr. Porém, não temos certeza da origem do termo, ou de quando exatamente este foi feito.

A bandeira transneutra mostrada nesta página data de 12 de outubro de 2016, e foi feita por Hermy no blog Ask Pride Color Schemes. O tom verde mais claro é o mesmo da bandeira agênero, o tom verde mais escuro é o mesmo da bandeira neutrois, e o tom de verde restante é um tom médio entre estes dois outros tons.


Links adicionais: