Um espaço de aprendizagem

Transfeminine

Cinco faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores rosa, rosa escura, rosa clara, rosa escura e rosa.

Bandeira transfeminina

Pessoas transfemininas geralmente são pessoas que foram designadas como homens ao nascimento, mas cujas identidades possuem alguma relação com ser mulher e/ou com feminilidade. Pessoas transfemininas podem:

  • Ser mulheres binárias (embora mulheres trans binárias provavelmente se identificarão como mulheres, e não como pessoas transfemininas, em relação à sua identidade individual);
  • Ser de alguma identidade não-binária qualquer, mas fazer transição para ter um corpo considerado mais feminino pela sociedade (tomar estrogênio, fazer cirurgia para feminização facial, fazer cirurgia de reconstrução genital para ter uma vagina, etc.);
  • Ser de alguma identidade não-binária qualquer, mas adotar linguagem (artigo/pronome/etc.), gestos, tonalidade vocal, roupas, e/ou enfeites associades a ser mulher;
  • Ser de alguma identidade não-binária relacionada a ser mulher ou à feminilidade (juxera, nonpuella, demimulher, mulher agênero, duramulher, giaramulher, etc).

Assim como mulher não-binárie, a identidade transfeminina pode ser utilizada tanto por pessoas que se identificam mais especificamente como outros gêneros, quanto por pessoas que não sabem/querem descrever suas identidades com outras palavras.

É também importante destacar que nem todas as pessoas que preenchem um ou mais dos quesitos listados podem querer se identificar como transfemininas.

Menções a transfeminine (termo original, em inglês) começam a aparecer em 2011 no Tumblr. Porém, o termo provavelmente foi cunhado no fórum TransYada.

A primeira bandeira transfeminina mostrada nesta página foi postada em 2 de junho de 2016, e foi feita por Jane no blog Pride Flags For Us. Jane não postou significados para o simbolismo da bandeira, mas sua intenção era que não houvesse azul na bandeira, ao contrário das bandeiras mais antigas para pessoas transfemininas.

Cinco faixas horizontais, nas cores vermelha, rosa, branca, rosa e vermelha.

Bandeira transfeminina

A outra bandeira transfeminina deve ter sido postada pelo meio de 2017, e foi feita por arachnopath no Tumblr (conta atualmente desativada). Seu objetivo era fazer uma bandeira para mulheres trans que fosse similar à bandeira trans e feita por uma mulher trans.

Suas faixas vermelhas simbolizam a luta e a violência pelas quais mulheres trans passam com o processo de transição e no dia-a-dia, além do histórico de resistência e ativismo. Suas faixas rosa simbolizam mulheridade e feminilidade. Sua faixa branca representa a transição e uma distinção do binário de gênero.

Ainda que tenha sido feita como uma bandeira para mulheres trans, esta bandeira foi difundida e utilizada também como uma bandeira transfeminina em geral.


Links adicionais: