Um espaço de aprendizagem

Poligênero-fluxo

Retângulo composto por faixas nas cores azul, cinza, amarela, roxa e rosa. Todas possuem o mesmo tamanho, e são de cores não muito saturadas.

Bandeira poligênero-fluxo

Pessoas poligênero-fluxo são pessoas com mais de um gênero cujos gêneros mudam de intensidade, mas continuam a coexistir. É uma mistura do conceito de poligênero com o conceito de gênero-fluxo.

Por exemplo, certa pessoa poligênero-fluxo pode ser, em um certo ponto, 60% neutrois, 20% maverique, e 20% nonpuer. Após certo tempo, começa a se sentir menos neutra e mais masculina, chegando a ser 30% neutrois, 20% maverique e 50% nonpuer. Depois de mais tempo, começa a se sentir mais maverique e menos de outros gêneros, sendo 80% maverique, 10% nonpuer, e 10% neutrois.

É claro que, especialmente quando se tem muitos gêneros, é difícil dar conta de identificar qual a quantidade exata de cada um deles em um certo momento. Porém, é comum conseguir identificar ao menos quais são os gêneros mais fortes, ou quais perderam força.

Pessoas poligênero-fluxo podem ter algum ou alguns gêneros fixos. Por exemplo, uma pessoa pode sempre se sentir 30% juxera, enquanto seus outros três gêneros flutuam entre 5% e 60% do total.

Pessoas que querem especificar seu número de gêneros podem fazer isso se identificando como bigênero-fluxo ou trigênero-fluxo, por exemplo.

Este rótulo foi criado por Damien (lukeskyskater no Tumblr). Damien enviou a definição e a primeira bandeira para o blog Pride Flags For Us, que as postou em 20 de junho de 2014. Ele também enviou os significados da bandeira, que são os seguintes:

  • Faixa azul: espectro masculino;
  • Faixa cinza: espectro agênero;
  • Faixa amarela: gêneros não relacionados aos binários;
  • Faixa roxa: multiplicidade de gênero;
  • Faixa rosa: espectro feminino.

Poligênero-fluxo em inglês é polygenderflux.


Links adicionais: