Um espaço de aprendizagem

Mosaigênero

Bandeira mosaigênero

Bandeira mosaigênero

Uma pessoa mosaigênero ou portiogênero possui uma identidade de gênero composta por vários fragmentos de gêneros. Em descrições posteriores, é comum encontrar definições que descrevem fragmentos de sentimentos como partes do gênero também.

Pela grande multiplicidade de gênero, esta identidade é similar a pangênero e cristaline.

Em relação aos sentimentos, é possível que estes sejam desejos de se apresentar de certa forma, e/ou sentimentos como masculinidade ou feminilidade, assim como os de pessoas libragênero.

Esta identidade existe pelo menos desde 2014, como portiogênero. Uma bandeira foi postada em 7 de junho de 2015 no blog Pride Flags For Us, já para mosaigênero, e outra no deviantArt Pride-Flags, em 16 de outubro de 2015.

Nenhuma bandeira possui descrições de seus significados, mas é possível que representem mosaicos, com seu visual fragmentado, e que as cores simbolizem ausência de gênero (branca ou preta), multiplicidade de gênero (preta ou branca), masculinidade/gênero masculino (azul), feminilidade/gênero feminino (rosa), mistura entre masculinidade e feminilidade/gênero andrógine (roxa) e gêneros não relacionados a gêneros binários (amarela).

Os prefixos portio e mosai são os mesmos na língua inglesa (portiogender, mosaigender). O prefixo mosai deriva de mosaico, e o prefixo portio significa parte ou porção em latim.


Links adicionais: