Um espaço de aprendizagem

Kingênero

Bandeira kingênero

Bandeira kingênero

Kingênero é um termo que descreve identidades de gênero relacionadas a ser otherkin.

As primeiras definições colocam ênfase em pessoas kingênero terem seu gênero inteiramente ou fortemente definido pelo kin. Porém, atualmente, kingênero é um termo utilizado para qualquer identidade de gênero influenciada pelo kin.

Otherkin é uma subcultura de pessoas que se identificam como não-humanas, parcialmente ou totalmente. Otherkins podem acreditar ter uma experiência genética diferente de não-otherkins, ou puramente espiritual, por terem almas não-humanas ou por serem reencarnações de não-humanes. Otherkins podem ser kins com animais (lobes, gates, etc.), espécies fantásticas (fadas, anjos, dragões, etc.), alienígenas, personagens fictícies, entre outros tipos de seres e coisas. Pessoas que são kins com animais também podem ser chamadas de therians.

Qualquer otherkin cujo gênero for fortemente influenciado por ser otherkin pode ser kingênero; todas as pessoas kingênero podem se identificar como otherkin, mas nem todas as pessoas otherkin são kingênero.

Uma pessoa kingênero pode sentir que não possui gênero por ser kin com um robô sem gênero; outra pessoa kingênero pode dizer que seu gênero tem a ver com seu kin diretamente, dizendo que seu gênero é elfe; outra pessoa kingênero pode dizer que seu gênero é fortemente influenciado por ser kin com plantas.

O conceito de ter gênero relacionado ao kin pode datar desde o início da comunidade otherkin, porque dizem que sempre houveram membres trans nela.

Em 1986, uma revista pagã conteve um artigo feito pelo grupo Silver Elves (em português, Elfes Prateades), que dizia que apenas cada pessoa pode se dizer “elfe, gnome, pixie, homem, ou mulher”, o que pode deixar implícito que, ao menos naquela época, otherkins não se consideravam homens ou mulheres, pelo menos não necessariamente.

Bandeira kingênero

Bandeira kingênero

No entanto, a palavra kingênero em si parece ter aparecido apenas em 2014. Ela é creditada a sadvaporwavebabe no Tumblr no blog MOGAI Archive, e a aroacehawkeye no Tumblr no blog Pride Archive. Ambos os Tumblrs não existem mais, então é possível que estas URLs tenham sido da mesma pessoa.

Segundo Pride Archive, aroacehawkeye também criou a primeira bandeira kingênero, provavelmente também em 2014: uma bandeira composta por quatro faixas horizontais de mesmo tamanho, nas cores amarela, azul, roxa, e rosa, com os símbolos otherkin (uma estrela de sete pontas) e therian (um círculo por cima de um triângulo com um traço horizontal no centro) pretos, sobrepondo as faixas coloridas.

Segundo Nonbinary.org, a faixa amarela representa gêneros não relacionados com o masculino e/ou com o feminino, a faixa azul representa o gênero masculino, a faixa roxa representa gêneros que referenciam ambos os gêneros masculino e feminino, e o rosa representa o gênero feminino. Porém, a fonte dada para esta informação não contém os significados das cores das faixas.

Em 2015, foi postada outra bandeira kingênero no blog Pride Flags For Us: segundo quem postou, uma versão mais esteticamente prazerosa. As duas bandeiras são parecidas, mas esta possui cores em tons pastéis e apenas a estrela otherkin no centro. Não foi mudada a ordem das cores das faixas.

No deviantArt Pride-Flags, esta bandeira é creditada a Pastelmemer no deviantArt.

Kingênero em inglês é kingender.

Em comunidades anglófonas, pessoas kingênero, ou mesmo otherkin no geral, são associadas a pronomes baseados em substantivos (nounself pronouns), ou seja, pronomes que são substantivos ou versões diminutivas de substantivos. Por exemplo, alguém que usa ara (de aranha) ou estrela ao invés de ela, ele, ou elx, possui um desses pronomes.

Em inglês, alguns pronomes com base em substantivos são fae/faer (relacionados a faeries, fadas), bun/buns (relacionados a bunnies, coelhes), e kit/kits (relacionados a kittens, gatinhes).

Mesmo assim, nem todas as pessoas que utilizam estes pronomes são kingênero, ou mesmo otherkin.


Links adicionais:

Pular para a barra de ferramentas