Um espaço de aprendizagem

Intergênero

Bandeira intergênero

Bandeira intergênero

A definição de intergênero mais aceita atualmente é a de um gênero definido por ser intersexo. Ou seja, intergênero pode ser:

  • Um gênero não-binário por si só, definido por intersexualidade;
  • Uma descrição que informa que a pessoa é de certo gênero por ser intersexo, não importa qual gênero (andrógine, homem, mulher, neutrois, etc).

Mesmo que muitas pessoas intergênero sejam não-binárias, pessoas intergênero também podem ser mulheres ou homens ipsogênero, transgênero, ou cisgênero.

(Uma pessoa intersexo cujo gênero é o mesmo que lhe foi atribuído ao nascimento geralmente é chamada de ipsogênero ao invés de cisgênero, pois pessoas intersexo muitas vezes não se encaixam no padrão cisnormativo da sociedade. Porém, algumas pessoas intersexo não se importam em se chamar de cisgênero, portanto, aqui deixamos claro que pessoas intersexo cisgênero também podem se identificar como intergênero, caso este rótulo faça sentido para elas.)

Em outubro de 1998, Donna Lynn Matthews criou um site para escrever sobre a identidade intergênero, uma identidade entre os gêneros masculino e feminino (como andrógine). A identidade não tinha relação com intersexualidade.

Bandeira intergênero

Bandeira intergênero

Porém, como a história de gêneros não-binários é frequentemente enterrada, é provável que A do blog Actually Intersex não soubesse disso quando, em 2014, criou uma nova definição para intergênero, que é a de ser um gênero definido por ser intersexo. A não queria que pessoas listassem intersexo como uma identidade de gênero, mas com isso descobriu que diversas pessoas intersexo utilizam intersexo como gênero. Assim, A sugeriu que estas pessoas utilizassem intergênero. É claro que, como toda terminologia, nem todas as pessoas aderem ou possuem conhecimento sobre intergênero, e continuam usando intersexo para descrever seus gêneros.

A partir disso, pessoas perissexo passaram a ser constantemente invalidadas, ridicularizadas, e tachadas de diadistas por se descreverem como intergênero, mesmo que estivessem utilizando a definição de 1998.

Também foram feitos esforços para que esteja escrito em qualquer arquivo que intergênero é uma identidade apenas para pessoas intersexo. O problema é que, com isso, alguns sites acabaram postando a definição original (um gênero entre mulher e homem) com um aviso adicional de que a identidade é apenas para pessoas intersexo, o que também não é fiel à definição de intergênero feita em 2014.

As bandeiras intergênero foram feitas para a definição de intergênero de 2014. A primeira bandeira intergênero é composta por 7 listras horizontais de tamanhos iguais, sendo que suas faixas são das seguintes cores, em ordem: rosa clara, branca, roxa, cinza, roxa, branca, e azul clara. Essa bandeira foi feita por D no blog Actually Intersex.

Suas cores são baseadas na bandeira intersexo feita por Natalie Phox, com a ordem das cores trocada, e com uma faixa cinza ao invés de um degradê.

Intergênero em inglês é intergender.


Links adicionais:

Pular para a barra de ferramentas