Um espaço de aprendizagem

Intergênero

Bandeira intergênero

Bandeira intergênero

A definição de intergênero mais aceita atualmente é a de um gênero influenciado ou definido por ser intersexo. Ou seja, intergênero pode ser:

  • Um gênero não-binário por si só, definido por intersexualidade;
  • Uma descrição que informa que a pessoa é de certo gênero por ser intersexo, não importa qual gênero (andrógine, homem, mulher, neutrois, etc);
  • Um termo guarda-chuva para identidades de gênero exclusivas para pessoas intersexo.

Mesmo que muitas pessoas intergênero sejam não-binárias, pessoas intergênero também podem ser mulheres ou homens ipsogênero, transgênero, ou cisgênero.

(Uma pessoa intersexo cujo gênero é o mesmo que lhe foi atribuído ao nascimento geralmente é chamada de ipsogênero ao invés de cisgênero, pois pessoas intersexo muitas vezes não se encaixam no padrão cisnormativo da sociedade. Porém, algumas pessoas intersexo não se importam em se chamar de cisgênero, portanto, estamos explicitando que pessoas intersexo cisgênero também podem se identificar como intergênero, caso este rótulo faça sentido para elas.)

Em outubro de 1998, Donna Lynn Matthews criou um site para escrever sobre a identidade intergênero, uma identidade entre os gêneros homem e mulher (como andrógine). A identidade não tinha relação com intersexualidade.

Bandeira intergênero

Bandeira intergênero

Porém, como a história de gêneros não-binários é frequentemente enterrada, é provável que A do blog Actually Intersex não soubesse disso quando, em 2014, criou uma nova definição para intergênero, que é a de ser um gênero definido por ser intersexo. A não queria que pessoas listassem intersexo como uma identidade de gênero, mas com isso descobriu que diversas pessoas intersexo utilizam intersexo como gênero. Assim, A sugeriu que estas pessoas utilizassem intergênero. Porém, como toda terminologia, nem todas as pessoas aderem ou possuem conhecimento sobre intergênero, e continuam usando intersexo para descrever seus gêneros.

A partir disso, pessoas perissexo passaram a ser constantemente invalidadas, ridicularizadas, e tachadas de diadistas por se descreverem como intergênero, mesmo que estivessem utilizando a definição de 1998.

Também foram feitos esforços para que esteja escrito em qualquer arquivo que intergênero é uma identidade apenas para pessoas intersexo. O problema é que, com isso, alguns sites acabaram postando a definição original (um gênero entre mulher e homem) com um aviso adicional de que a identidade é apenas para pessoas intersexo, o que também não é fiel à definição de intergênero feita em 2014.

Por conta desta confusão, autisticmegumin no Tumblr cunhou o termo integênero em março de 2020. Integênero também é um termo que descreve alguém cuja identidade de gênero está ligada com ser intersexo, sem que haja a influência das definições que dizem que intergênero é um termo entre homem e mulher.

As bandeiras intergênero foram feitas para a definição de intergênero de 2014. A primeira bandeira intergênero é composta por 7 listras horizontais de tamanhos iguais, sendo que suas faixas são das seguintes cores, em ordem: rosa clara, branca, roxa, cinza, roxa, branca, e azul clara. Essa bandeira foi feita por D no blog Actually Intersex.

Suas cores são baseadas na bandeira intersexo feita por Natalie Phox, com a ordem das cores trocada, e com uma faixa cinza ao invés de um degradê.

Um retângulo dividido em 10 faixas horizontais, na proporção 2:1:1:1:1:1:1:1:1:2, com as cores amarela, branca, roxa, rosa, roxa puxada para rosa, roxa puxada para azul, azul, roxa, branca e amarela. No centro da bandeira, há um pequeno contorno de círculo branco. Todas as cores são pouco saturadas.

Bandeira integênero

Também existem bandeiras integênero, postadas junto à cunhagem do termo. Elas são relativamente parecidas entre si. Seus significados não foram postados.

Intergênero em inglês é intergender. Integênero é integender.

Como a definição mais espalhada de intergênero é que é alguma identidade definida/influenciada por ser intersexo, é recomendado o uso de duogênero para pessoas intersexo que possuem gênero entre homem e mulher por serem intersexo, e de centrigênero para pessoas cujo gênero está entre quaisquer dois ou mais gêneros.


Links adicionais: