Um espaço de aprendizagem

Gênero-cor

Bandeira gênero-cor

Bandeira gênero-cor

Pessoas gênero-cor ou corgênero são pessoas que só conseguem explicar seu gênero relacionando-o com uma cor. Um gênero-cor também é associado com sentimentos, objetos, e outras coisas relacionadas àquela cor.

Pessoas gênero-cor geralmente se identificam com gêneros-cor específicos, como gênero-roxo, gênero-verde, ou gênero-rosa. Também é possível escrever gêneros-cor com a cor como prefixo, como em violetagênero ou azulgênero.

A identidade gênero-cor surgiu por volta de 2014. Surgiu por um envio anônimo, então não se sabe quem criou a palavra para esta identidade. A primeira bandeira gênero-cor foi enviada para o blog Pride Flags For Us por lots-o-pride-buttons no Tumblr, e foi postada em 10 de julho de 2015.

Bandeira gênero-roxo ou roxogênero

Bandeira gênero-roxo

A postagem enviada especifica que o cinza deve ser substituído pela cor do gênero específico da pessoa. Fora isso, não foram especificados significados para cada cor ou qualquer coisa assim. Mesmo assim, a roda de cores no centro da bandeira é geralmente representativa de todas as cores, e por isso deve ter sido escolhida.

Curiosamente, a bandeira só foi postada 2 dias depois de Ita ter postado uma bandeira gênero-roxo no blog Pride Flags For Us (mostrada ao lado). Ita diz em seu deviantArt que a bandeira original foi enviada ao blog Pride Flags For Us, então provavelmente a bandeira gênero-cor estava na fila do blog, ou perdida entre rascunhos.

Gênero-cor em inglês é colorgender. Gêneros-cor específicos são simplesmente os nomes das cores em inglês seguidos de gender, sem espaços (redgender, greengender, bluegender, violetgender, etc).


Links adicionais:

Pular para a barra de ferramentas