Um espaço de aprendizagem

Demigênero

Bandeira demimenine

Bandeira demimenine

Pessoas demigênero se identificam parcialmente como certo gênero. Isso pode significar que:

  • A pessoa tem dois ou mais gêneros ao mesmo tempo. Por exemplo, se uma pessoa é bigênero neutrois/mulher, pode preferir dizer que é demimulher ou demineutrois;
  • A pessoa possui um gênero, mas não completamente; ou possui uma conexão a certo gênero, mas não é inteiramente daquele gênero. Por exemplo, um demimenino pode se identificar como tal por não se sentir inteiramente menino, mesmo que o gênero masculino faça parte de seu gênero;
  • A pessoa é gênero-fluido, e passa parte do tempo sendo de um certo gênero. Por exemplo, uma pessoa demiagênero pode ser completamente agênero em um dado momento, mas se identifica assim porque em outros momentos possui gênero.

O prefixo demi significa metade, porém, não é obrigatório que uma pessoa tenha metade de um gênero para se dizer demigênero. Por exemplo, pessoas que se encaixam nas descrições de magigênero ou nanogênero também podem se dizer demigênero, caso queiram.

A identidade demigênero é bastante conhecida e utilizada entre identidades não-binárias. Mesmo assim, bandeiras e blogs específicos só começaram a surgir em 2014. A menção mais antiga achada é de alguma data entre 2010 e 2012.

As primeiras bandeiras demigênero – das identidades demimenino e demimenina – foram feitas por Ska (usuárie transrants no Tumblr) em 2014. Ska não postou os significados das cores das faixas.

O prefixo demi é o mesmo do inglês, formando demigirl, demiboy, deminonbinary, etc.

Para a identidade demifluida, também conhecida como demigênero-fluido, que é para quem possui uma parte do gênero fluida e a outra estática, clique aqui.


Links adicionais:

Pular para a barra de ferramentas