Um espaço de aprendizagem

Casgênero

Bandeira casgênero

Uma pessoa casgênero é indiferente em relação à ideia de gênero, ou sente que seu gênero não é importante.

Pessoas casgênero podem ter disforia de gênero, ou ter preferência por certa(s) linguagem(ns). Pessoas casgênero podem se considerar no espectro agênero, ou se considerar como parte de uma identidade completamente alheia a qualquer outra.

Algumas das características que podem levar alguém a se identificar como casgênero são:

  • Indiferença a referências a gênero (incluindo linguagem, mas também títulos e referências a ser mulher/homem/etc.);
  • Não conseguir entender o que é gênero;
  • Não conseguir entender porque alguém ligaria para gênero;
  • Não ver gênero como importante para si;
  • Não sentir qualquer ligação a qualquer gênero.

É claro, como dito acima, existem pessoas que se identificam como casgênero mesmo não preenchendo estas características; também é válido notar que, para a identidade casgênero existir, pessoas precisam fazer questão de se identificar com um rótulo diferente de cisgênero ou de agênero; ou até mesmo de quoigênero ou de apogênero.

Bandeira casfluxo

Existem também pessoas casfluxo, que flutuam entre serem ou não serem indiferentes a gênero. Pessoas casfluxo podem ou não entender seu gênero quando não são indiferentes a gênero.

Casgênero e casfluxo foram palavras cunhadas em 2014 por okaygender no Tumblr.

Já informações sobre as bandeiras são mais difíceis de achar: ambas são creditadas a Roswell, pastelmemer no Tumblr, mas não se sabem seus significados ou quando exatamente foram criadas. Podem ter sido criadas em 2014 ou 2015.

Casgênero em inglês é cassgender. Casfluxo em inglês é cassflux. É possível que o prefixo cass venha de to cass, um verbo obsoleto que significa “tornar inútil” ou “rejeitar”, mas isso não foi confirmado por quem cunhou o termo.


Links adicionais:

Pular para a barra de ferramentas