Um espaço de aprendizagem

Bigênero

Retângulo composto por cinco faixas horizontais do mesmo tamanho nas cores rosa, amarela, branca, roxa e azul.

Bandeira bigênero

Bigênero é uma identidade para quem possui dois gêneros. Tais gêneros não necessariamente incluem homem e/ou mulher.

Pessoas bigênero podem sempre ter ambos os gêneros ao mesmo tempo, sem fluidez ou mudança na intensidade*, ter um gênero de cada vez* ou sentir mudanças na intensidade de gênero (ter os dois gêneros, mas algumas vezes um deles está mais forte ou fraco)*, entre outras combinações.

* Pessoas que experienciam seus gêneros desta forma podem também se chamar de ambigênero, de bigênero-fluido, e de bigênero-fluxo, respectivamente.

Até onde sabemos, não existe registro de quem cunhou ou de quando foi cunhado o termo bigênero. A identidade é ao menos dos anos 90: uma publicação da FTM Newsletter de 1991 contém um relato por Francis sobre ser “bi-gendered” e ter conhecido outras pessoas assim, mas de forma que só inclui ser bigênero homem/mulher. A experiência que Francis relatou era de às vezes ter uma mistura de ambos os seus gêneros e de outras vezes ter apenas um gênero ou outro.

A bandeira bigênero composta por 5 faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores rosa/amarela/branca/roxa/azul, foi enviada ao blog Pride Flag For Us e postada em 13 de junho de 2014. Os significados de suas faixas são:

  • Rosa: Pessoas que têm mulher como um de seus gêneros;
  • Amarela: Pessoas que têm algum gênero não-binário como um de seus gêneros;
  • Branca: Pessoas que são parcialmente agênero;
  • Roxa: Pessoas que são homens e mulheres;
  • Azul: Pessoas que têm homem como um de seus gêneros.
Retângulo composto mais ou menos por seis faixas horizontais do mesmo tamanho nas cores roxa, clara, branca, azul, rosa, branca e roxa clara. As duas faixas centrais contém um curto degradê entre si, de forma que há uma pequena parte roxa acinzentada entre elas.

Bandeira intersexo (também bigênero?)

Em 2009, Natalie Phox criou uma bandeira de orgulho intersexo, descrevendo-a como uma bandeira para pessoas que “nasceram com características do gênero masculino e do gênero feminino”. Isso levou pessoas a acreditarem que era uma bandeira bigênero, quando na verdade era uma bandeira intersexo.

Ou, isso é a história mais entendível. Há pessoas que contam que ela primeiro colocou o rótulo bigênero na bandeira, depois mudando-o para intersexo; outras que contam que, mais tarde, ela deixou claro que tanto pessoas bigênero quanto intersexo podem utilizar esta bandeira.

Não existem fontes consistentes em relação ao que Natalie disse, mas como pessoas bigênero possuem mais opções de bandeiras do que pessoas intersexo, é recomendado que pessoas bigênero perissexo só utilizem outras bandeiras bigênero.

Retângulo composto por sete faixas horizontais do mesmo tamanho nas cores rosa escura, rosa, roxa clara, branca, roxa clara, azul clara e azul.

Bandeira bigênero

A bandeira bigênero mais popular atualmente foi feita por Sunny (anteriormente no-bucks-for-this-doe no Tumblr). No entanto, a comunidade bigênero está tentando se afastar desta bandeira, por conta de Sunny ter tido diversas atitudes transmísicas (antitrans), além de ter sido abusive com um ex-parceiro.

Algumas pessoas também já não eram fãs do design de sete faixas por enfatizar que bigênero era principalmente homem + mulher. Alguns designs foram feitos baseados neste para combinações de gêneros específicos, como homem + andrógine e neutrois + mulher.

Existem também símbolos bigênero, os quais geralmente são combinações dos símbolos de gêneros específicos. Por exemplo, uma pessoa bigênero andrógine/homem tem um símbolo diferente de uma pessoa neutrois/intergênero. Porém, o símbolo que combina homem e mulher tende a ser usado para outras coisas também, como identidades trans, intersexo ou hétero.

O prefixo bi significa dues. Tal prefixo não foi modificado do termo original bigender.

As variações mencionadas anteriormente são, respectivamente, ambigender, bigenderfluid, e bigenderflux na língua inglesa.


Links adicionais: